Atualizado em 23/11/2022

Auditores de Controle Externo do TCE participam de congresso nacional da categoria em Fortaleza

Auditores do Tribunal de Contas do Estado participam da 5ª edição do Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil – CONACON, realizado entre os dias 21 e 25 de novembro, na cidade de Fortaleza (CE). Com o tema “Tribunais de Contas e Democracia”, o evento reúne auditores, autoridades, especialistas, pesquisadores, sociedade e comunidade acadêmica para debates sobre diversos assuntos atinentes ao controle das contas públicas.

Os auditores Murilo Machado e Victor Rafael Alves apresentam palestra na quinta-feira (24), durante a oficina “Controle de pessoal”. Outras oficinas têm temas como receita pública, Tecnologia da Informação e ferramentas de controle, Lei Geral de Proteção de Dados, Obras Públicas, SIAFIC e LRF, além de oficina detecção de fraude em licitações, esta última restrita a Auditores de Controle Externo.

Na programação do Congresso, também estão previstos debates sobre normas gerais de fiscalização financeira da Administração Pública (PLP 79/2022); a relevância do Controle Externo no combate à corrupção; os reflexos da Lei de Improbidade sobre os Tribunais de Contas; julgamentos de contas e inelegibilidade, entre outros.


O Congresso é realizado pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e celebra o aniversário de 10 anos de fundação da entidade.