Atualizado em 09/07/2021

TCs divulgam cartilha sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

O Instituto Rui Barbosa aderiu, em parceria com os tribunais de contas, a uma campanha para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, criada pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI), sediado em Porto Alegre (RS). A campanha disponibiliza uma cartilha através do link: http://static.ici.ong/docs/Cartilha_Entendendo_o_Cancer_Infantojuvenil.pdf.

O objetivo da cartilha, direcionada para pais, professores e estudantes, é conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da identificação prévia do câncer infantojuvenil para o aumento do número de diagnósticos precoces da doença. O ICI promoverá capacitação de profissionais da educação. Inicialmente, a capacitação será em Porto Alegre e futuramente expandida para outras redes de ensino. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes até 19 anos. As chances de cura no entanto ficam em torno de 80% quando os pacientes são diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. 

O projeto foi contemplado no edital da Ação Infância e Vida, oferecido pela Coniacc com fomento financeiro do Banco do Brasil e tem como objetivo alcançar reconhecimento, disseminação de informações sobre os sinais e sintomas da doença nos estabelecimentos de ensino, já que a escola é um dos agentes essenciais na vida das crianças e dos adolescentes.