Atualizado em 12/01/2021

Presidente do TCE ressalta importância da área de TI durante aula inaugural no IMD/UFRN

A Tecnologia da Informação tem sido uma aliada na fiscalização dos recursos públicos durante a pandemia do coronavírus. No âmbito do Tribunal de Contas do Estado, o investimento em tecnologia possibilitou a continuidade da atividade de controle externo, mesmo com as limitações impostas pelo isolamento social. Com este discurso, o presidente do TCE-RN, conselheiro Paulo Roberto Alves, ressaltou a importância do tema durante a aula inaugural da terceira turma de Residência em Tecnologia da Informação, que é fruto de parceria entre a UFRN e a Corte de Contas.

A solenidade foi realizada em ambiente virtual, como medida de prevenção à Covid-19, com a participação de diretores, professores e alunos do Instituto Metrópole Digital. A Residência em TI é uma pós-graduação lato sensu do IMD que agrega prática e teoria, numa simbiose que tem como objetivo encontrar soluções tecnológicas para as diversas demandas do órgão parceiro, no caso o Tribunal de Contas do Estado.

A parceria entre o Metrópole Digital e o TCE tem alcançado resultados positivos, como foi acentuado pelo presidente. Ele lembrou iniciativas como a realização de sessões virtuais e estratégias de teletrabalho, além do desenvolvimento do Sistema Legis, ferramenta especializada na coleta e divulgação de legislações correlatas ao TCE. Desenvolvido por residentes, em 2018, foi elaborado com o objetivo de proporcionar economia de tempo para que o TCE aprove os pedidos de benefícios relacionados à previdência tanto do Governo do Estado como dos municípios do Rio Grande do Norte. A partir de 2019, o sistema passou a funcionar em uma nova arquitetura, além de ampliar sua abrangência ao contemplar mais órgãos em sua base de dados.

Representando o diretor do IMD na solenidade, professor Ivonildo Rêgo, o diretor de Projetos do IMD, professor Jair Leite, destacou a importância de parcerias como esta, que vêm se configurando como uma história de sucesso, trazendo muitos benefícios para a sociedade. Além do TCE, o modelo tem sido aplicado em órgãos como a Justiça Federal, o TRE, Nuplam e LAIS (estes últimos ligados  ao setor de medicamento e Laboratório de Saúde, respectivamente) e agora passa também a ser replicado na Universidade da Bahia. “Queremos criar um polo de TI no Rio Grande do Norte”, disse.

A terceira turma terá 15 alunos, sendo 14 vagas destinadas a residentes e uma para servidores do TCE. O curso dura 18 meses - a última turma formou 12 residentes e oito servidores do Tribunal de Contas. A parceria foi lançada em outubro de 2017. O programa de Residência em TI, além da formação e aperfeiçoamento profissional, tem como resultado o desenvolvimento de sistemas de inovação ttecnológica para contribuir com a celeridade e qualificação do controle externo exercido pelo TCE, além de promover avanços em áreas consideradas estratégicas.

O TCE tem um histórico de parceria com a UFRN na formação pedagógica. Em janeiro de 2014, durante a segunda gestão do conselheiro Paulo Roberto na Presidência, foi celebrada a formatura de 51 alunos – dos quais 31 servidores do quadro do Tribunal de Contas do Estado - no curso de Graduação Tecnológica em Gestão Pública, também fruto de parceria com a Universidade Federal. Por meio da Escola de Contas, o curso foi iniciado em 29 de abril de 2011 e teve duração de dois anos e meio, representando na época um investimento de R$ 379 mil na formação de servidores de nível médio.