Atualizado em 17/08/2020

Escola a Distância inaugura atividades de EaD com transmissão ao vivo da primeira aula virtual

A Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira realizou nesta segunda-feira (17/08) a primeira transmissão de ensino na modalidade Educação a Distância (EaD). A videoaula, em formato de live, inaugurou oficialmente as atividades da Escola a Distância, ambiente virtual de aprendizagem da unidade educacional do Tribunal de Contas do Estado, cuja plataforma pode ser acessada pelo link https://ava.tce.rn.gov.br/.

A transmissão deu início à segunda fase do projeto de "Apoio à formulação do Plano Estratégico das Prefeituras Municipais”, uma das vertentes do programa “Redesenhando a Gestão Pública - do Planejamento ao Controle”, iniciado em 2019 pela Escola de Contas - até então na forma presencial. Conduzida pelos instrutores do curso, Gláucio Torquato, coordenador de Planejamento e Gestão do TCE, e Ricardo Villaça, auditor de Controle Externo, a aula inaugural foi realizada com um encontro ao vivo (live) para apresentação do novo projeto aos participantes.

Em pronunciamento virtual, o presidente do TCE, conselheiro Poti Júnior, saudou os participantes da aula inaugural e também falou sobre a importância do projeto para o TCE. “Esse acontecimento é de suma importância para o nosso Tribunal e nos enche de orgulho”, iniciou. "Tínhamos que sonhar e, ao mesmo, executar aquilo que estávamos sonhando. Hoje é mais uma etapa importante dessa caminhada. A nossa Escola de Contas, que tem como fundador o conselheiro Tarcísio Costa, que por coincidência, nessa ocasião, é seu diretor, nos brinda com esse belo projeto”, afirmou.

O diretor da Escola de Contas, conselheiro Tarcísio Costa, responsável por desencadear o processo de implantação da EaD, apresentou o projeto e contou um pouco da história da unidade educacional do TCE, inaugurada durante a sua gestão na Presidência da Corte, no ano de 2004. “A Escola de Contas tem a nobre missão de promover a capacitação e aperfeiçoamento dos servidores deste Tribunal, bem como daqueles que integram os poderes e órgãos jurisdicionados”, ressaltou.

“É chegado o momento de inovar, de aperfeiçoar os serviços prestados pelo nosso Tribunal de Contas, através da Escola de Contas, que deverá utilizar os instrumentos tecnológicos relacionados à Educação a Distância. Sinto-me honrado de participar no dia de hoje da aula inaugural da modalidade de Educação a Distância. E tenho a satisfação de anunciar: foi um sonho que teve de ser concretizado em tempo recorde”, acrescentou o conselheiro Tarcísio Costa.

A capacitação segue até o dia 6 de novembro, com a realização de apresentações ao vivo (lives), videoaulas gravadas, fóruns de dúvidas e arquivos com material teórico, com acompanhamento dos instrutores designados pela Escola de Contas. Participam representantes dos 11 primeiros municípios capacitados no projeto de "Apoio à formulação do Plano Estratégico das Prefeituras Municipais”.

Confira as mensagens de apresentação do projeto de EaD dos conselheiros:

Poti Júnior, presidente do TCE: https://youtu.be/iT3T6k5Q18U

Tarcísio Costa, diretor da Escola de Contas: https://youtu.be/RYMTHzvtAJM