Atualizado em 09/10/2017

TCE e UFRN promovem aula inaugural do curso de Residência em TI no Instituto Metrópole Digital

Jorge Filho

"Este é mais um desafio enfrentado pelo Tribunal de Contas do Estado em conjunto com o Tribunal Regional Federal, fortemente abraçado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na busca do aprimoramento institucional e de mais resultados efetivos para a população". As palavras são do presidente do TCE/RN, conselheiro Gilberto Jales, na solenidade de lançamento da Turma de Residência em Tecnologia da Informação aplicada à área jurídica e ao órgão de controle, realizada na sede do instituto Metrópole Digital - IMD, na manhã desta segunda-feira (09).

Ao lado da reitora da UFRN, Ângela Paiva, e do diretor do IMD, professor Ivonildo Rêgo, o presidente do TCE ressaltou a importância daquele momento em que o conhecimento produzido pela Universidade é repassado para órgãos da sociedade, buscando assim dar respostas mais concretas para as demandas que se apresentam. "Minha confiança com este curso é trazer não só a possibilidade de aprimoramento de pessoal, mas resultados efetivos para a instituição", enfatizou.

Realizado pela UFRN, através do Instituto Metrópole Digital, o curso inspirado nas residências médicas inova ao agregar áreas como direito e tecnologia, promovendo uma aula teórica por semana e nos demais dias investindo na prática, no desenvolvimento de projetos nas organizações envolvidas, no caso o TCE e o TRF. "Esta simbiose deverá resultar num patrimônio ainda melhor, que é a qualidade da gestão pública", disse a Reitora, no seu discurso.

No inicio da solenidade, o diretor do IMD, Ivonildo Rêgo, fez uma apresentação do trabalho realizado pelo Instituto, utilizando o conhecimento para a fomentação de negócios, usando estratégias de inclusão, inovação, programas multidisciplinar e internacionalização, na busca de construção de um parque tecnológico no estado. "A tecnologia é a base da quarta revolução industrial", ressaltou, lembrando que o principal capital que trabalham é o humano. "Temos uma estrutura muito forte, com tecnologia avançada, possibilitando a formação de talentos", relatou.

Ainda participaram da solenidade o presidente do TRF, Manoel de Oliveira; o diretor de projetos do IMD, professor Jair Leite; o diretor do Fórum de Justiça, juiz federal Marco Bruno Clementino. Do TCE, foram registradas as presenças dos conselheiros Tarcisio Costa e Paulo Roberto Chaves Alves, além do secretário geral, Ricardo Henrique Câmara; da secretária de controle Externo, Anne Emilia Carvalho; e do diretor de informática, Alexandre Damasceno.

A residência (pós-graduação latu-sensu) contemplará dez funcionários do TCE e abrirá as portas para a prática na sede do órgão para mais dez alunos da UFRN, com direito a uma bolsa de R$ 2 mil. Terá duração de 18 meses.