Atualizado em 05/05/2017

Tribunal de Contas inicia parceria com cooperativa para coleta seletiva de resíduos sólidos

Jorge Filho

O Tribunal de Contas do Estado deu mais um passo rumo a uma gestão marcada pela sustentabilidade. O presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, assinou na manhã desta sexta-feira (05) com o presidente da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável – Coocamar, Severino Lima Júnior, um Termo de  Permissão, dando inicio ao trabalho de coleta de material descartável na Corte de Contas. A partir de agora, toda semana uma equipe da cooperativa fará o recolhimento de papel, copos plásticos, móveis e equipamentos que se tornaram obsoletos, entre outros materiais.

“Este é um primeiro passo, mas é significativo. No paralelo, é preciso muito sensibilizar as pessoas para o trabalho com resíduos recicláveis de modo geral”, enfatizou Jales, lembrando que a meta é “reduzir e reciclar” o lixo produzido pela instituição. O documento ainda foi assinado pela coordenadora do Programa de Logística Sustentável, Marilia do Socorro Cunha Lima e pelo Secretario de Administração Geral em exercício, Nivaldo Cortez. O presidente do TCE informou que nas próximas semanas estará lançando um edital para doação de material servível e inservível a organizações sociais. “Terminado o prazo estipulado, caso nenhuma organização manifeste interesse, todo o material será encaminhado para a cooperativa”, disse.

Severino Júnior destacou a importância deste tipo de parceria que, além da questão ambiental, também termina por colaborar na manutenção da cooperativa que hoje conta com 78 catadores. “Temos todo cuidado com o manejo do lixo, contamos com uma estrutura no bairro de Cidade Nova com equipamentos como trituradores de papel e local para a destinação adequada do resíduo”, informou, acentuando que  “o Brasil tem uma política de resíduos sólido muito boa, mas falta ainda ser incorporada por muitas instituições”, disse, lembrando que o trabalho de coleta seletiva já é feita em órgãos como os tribunais de Justiça e Regional Eleitoral, e corporações como a Marinha e Aeronáutica.

A partir da assinatura também serão realizadas palestras educativas com foco na educação ambiental, orientando sobre o modo correto de descarte, como, por exemplo: não misturar lixo seco com molhado; dividir o saco preto para material de banheiro e o azul para papéis e copos de plástico, entre outras atitudes que precisam ser incorporadas por todos os servidores.