Atualizado em 11/11/2016

Tribunal de Contas entrega Medalha do Mérito Governador Dinarte Mariz

Jorge Filho

Além de homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade nas mais diversas áreas de atuação, a entrega da Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado nesta sexta-feira (11), também foi palco de expressão em torno do momento politico vivenciado no País. Nos discursos feitos pelo conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, representando o TCE, e pelo procurador Júlio Marcelo de Oliveira, falando em nome dos homenageados, a preocupação com os rumos que trilha o País foram evidentes.

“Estamos passando pela maior crise econômica, política e moral da história brasileira, e com isso, os órgãos de controle nunca foram tão cobrados para atuarem no combate à corrupção e aos desperdícios dos recursos públicos”, enfatizou o conselheiro Paulo Roberto, acrescentando que “o TCE tem procurado fazer a sua parte. Estamos avançando muito no papel do controle externo, não apenas na fiscalização dos recursos públicos, mas também no que diz respeito a área pedagógica”, disse, exemplificando com ações e projetos  executados no âmbito da Corte de Contas.

Por sua vez, o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Júlio Marcelo de Oliveira, conhecido por ter atuado no processo das contas do Governo Dilma Roursseff, defendeu um novo modelo de Nação. “Queremos um Pais que não seja negligente com a saúde, com a segurança e com a educação, e que seja construído com muito trabalho, de forma correta”, relatou, acentuando que o Tribunal de Contas ocupa um papel decisivo nesta construção.  “Mais do que um reconhecimento, esta medalha é um incentivo a mais para que, juntos, construamos o mundo que queremos”, disse.

A solenidade foi presidida pelo presidente do TCE, conselheiro Carlos Thompson Fernandes. Este ano foram homenageadas as seguintes personalidades: o desembargador Amaury Moura Sobrinho; a auditora do TCE Ana Paula de Oliveira Gomes; o auditor do TCE Antônio Ed Souza Santana; o monsenhor Ausônio Tércio de Araújo; o fundador do Colégio Mater Christi, de Mossoró, professor Emerson Azevedo; o deputado estadual Hermano da Costa Moraes (representado por sua esposa, Suely Fernandes de Oliveira); o procurador do MPC junto ao TCU Júlio Marcelo de Oliveira; o professor Laércio Segundo de Oliveira; o médico Ovídio Borges Montenegro (in memorian); o consultor jurídico do TCE Peter John Arrowsmith Cook Junior; e o magistrado Roberto Francisco Guedes Lima.

Estavam presentes o senador Garibaldi Filho, o desembargador Gilson Barbosa (representando o Tribunal de Justiça), o deputado estadual e vice-prefeito eleito Álvaro Dias (representando a Assembleia Legislativa), o procurador-geral de Justiça Reinaldo Reis; o secretário-adjunto de Relações Sociais, Pedro Arthur (representando a Prefeitura de Natal); a desembargadora Maria Auxiliadora Rodrigues, vice-presidente do TRT; José Daniel Diniz (representando a UFRN), Antônia Marisa, vice-presidente da OAB e o procurador em exercício do Ministério Público de Contas, Ricart César Coelho.