Atualizado em 09/09/2016

Auditora Ana Paula Oliveira fala sobre finanças públicas no projeto Sexta de Contas

Jorge Filho

“Você não sabe que sabe, mas você sabe”.  Foi assim que a auditora do TCE, Ana Paula de Oliveira Gomes, iniciou a palestra “Desmistificando conceitos elementares das finanças públicas”, tema da terceira edição do projeto Sexta de Contas, realizado no auditório do Tribunal de Contas nesta manhã (09/09).

Unindo simplicidade a doses de humor, a auditora incorporou seu papel de professora para explicar de forma objetiva aspectos significativos das finanças públicas, para uma plateia formada sobretudo por profissionais de áreas afins e estudantes, possibilitando assim o debate significativo de temas relevantes para o controle externo.

Nesta perspectiva, apresentou o que denomina de “teatro de operações” para explicar o funcionamento da ordem orçamentária e financeira do Estado, tentando simplificar conceitos que se mesclam em categorias que envolvem economia, contabilidade, direito e administração, tudo com a citação da legislação e de um leque de pensadores, o que terminou por qualificar ainda mais o debate.

Promovido pela Ouvidoria em parceria com a Escola de Contas Severino Lopes de Oliveira, o projeto Sexta de Contas consiste na realização de palestras que disseminem informações e colaborem, a partir do conhecimento, com o aprimoramento do controle social. “Em pouco tempo, este já é um projeto da sociedade do Rio Grande do Norte, fazendo com que a população entenda o mínimo possível destes assuntos”, ressaltou o conselheiro Gilberto Jales, na abertura do encontro.

Foi o terceiro debate da série, cujo tema é escolhido pela população, através de votação no site do TCE. Como nos outros debates, a servidora Lúcia Bastos, que também é contadora de histórias, fez uma performance a partir do poema “Cancioneiro popular”, do poeta mossoroense Antônio Francisco.