A Delegação do Rio Grande do Norte, composta por 27 Auditores de Controle Externo, além do Conselheiro George Soares e do procurador-geral do MPC, Luciano Ramos, concluiu sua participação no 8º Congresso Nacional de Auditores de Controle Externo (CONACON), realizado em Maceió (AL) entre os dias 12 e 15 de agosto. O encontro reuniu profissionais de todas as regiões do país para discutir os grandes temas da administração pública, da fiscalização e da atuação estratégica dos Tribunais de Contas.
O CONACON trouxe uma programação diversificada, com palestras, debates e atividades formativas voltadas ao aprimoramento do controle externo, do controle interno e de outras áreas que atuam no monitoramento da gestão dos recursos públicos. Ao longo dos quatro dias, foram discutidos temas como a importância da apuração responsável da informação, o impacto das novas tecnologias na fiscalização e o uso de inteligência artificial nos Tribunais de Contas. Especialistas e gestores públicos abordaram estratégias para tornar a atuação dos órgãos de controle mais efetiva e conectada às demandas da sociedade.
Os auditores do TCE/RN também contribuíram ativamente para a programação do congresso. No Painel Auditorias Transformadoras, Anne Emília Costa Carvalho apresentou o trabalho sobre a Auditoria Operacional Coordenada sobre Violência de Gênero, que avaliou a resposta estatal na prevenção, sanção e erradicação da violência contra mulheres no Rio Grande do Norte. Já Gabriela Dias de Medeiros Dantas expôs a experiência do Acompanhamento das admissões durante o período da Covid-19. Além disso, o auditor Victor Rafael conduziu a oficina “Da prática à publicação: transformando trabalhos de auditoria em artigo científico”, voltada a estimular a produção acadêmica a partir das atividades de fiscalização.
O evento foi uma realização da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo (ANTC) e da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (AudTCE-AL), com apoio institucional do TCE-AL e do Governo de Alagoas. Também contou com a parceria da Atricon, do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Ampcon, da Audicon, do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas e do Ibraop – Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas.
Últimas Notícias