Atualizado em 08/03/2017

Dia Internacional da Mulher tem programação especial com palestras e homenagens no TCE

Jorge Filho

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) promoveu nesta quarta-feira (08) programação comemorativa do Dia Internacional da Mulher. Com um auditório lotado por servidoras, foram lembradas histórias e trajetórias de mulheres que deram contribuições significativas para o desenvolvimento da sociedade, como Lindalva Torquato Fernandes, que presidiu o TCE/RN, sendo a primeira mulher a ocupar este cargo no País. 

O presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, destacou a participação de mulheres que ousaram e foram além do seu tempo, deixando marcas na história potiguar, com repercussão em todo o País. Citou como exemplos Nísia Floresta (feminista e escritora) e Celina Guimaraes (professora, primeira eleitora do Brasil) e também personagens pouco conhecidas, como Ana Floriano, que liderou o primeiro panelaço civil que se tem registro, contra um decreto editado por Dom Pedro II que obrigava os filhos a servirem na guerra. 

A servidora Lúcia Barros enfatizou que o 8 de março foi instituído para lembrar a morte de 130 mulheres em um incêndio numa fábrica têxtil em Nova York, em 1911. A tragédia foi transformada num símbolo em todo o mundo contra a opressão. Dai contextualizou e ressaltou vários tipos de violências que permanecem na atualidade, como o feminicídio. “O futuro da humanidade depende de nós. Hoje é um dia de luta. Houve avanços, mas ainda temos um caminho árduo a percorrer”, disse.

Após os discursos, foram realizadas palestras iniciando com o tema “Envelhecer é uma dádiva”, ministradas em conjunto pela nutricionista Carolina Cortez , cirurgiã plástica Danielle Gondim, dermatologista Keline Jácome e o psiquiatra Ângelo Real. Em seguida, a coordenadora do setor de Saúde do TCE/RN, Adice Assi Meira Lima falou sobre “Os mistérios da menopausa na fase evolutiva da mulher”.