Atualizado em 03/11/2016

Tribunal de Contas entrega Medalha do Mérito Governador Dinarte Mariz no próximo dia 11

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) entregará no próximo dia 11 de novembro a Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, comenda designada pelo TCE para homenagear personalidades que, ao longo de sua existência e atuação profissional, prestaram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo e técnico-científico.

A medalha será entregue em sessão solene a ser realizada no Plenário do TCE a partir das 10h30. A solenidade será presidida pelo presidente do TCE, conselheiro Carlos Thompson Fernandes. A saudação aos agraciados ficou a cargo do conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves e caberá ao procurador do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas da União, Júlio Marcelo de Oliveira, o discurso de agradecimento em nome dos homenageados.

Serão 11 homenageados: o desembargador Amaury Moura Sobrinho; a auditora do TCE Ana Paula de Oliveira Gomes; o auditor do TCE Antônio Ed Souza Santana; o monsenhor Ausônio Tércio de Araújo; o fundador do Colégio Mater Christi, de Mossoró, professor Emerson Azevedo; o deputado estadual Hermano da Costa Moraes; o procurador do MPC junto ao TCU Júlio Marcelo de Oliveira; o professor Laércio Segundo de Oliveira; o médico Ovídio Borges Montenegro (in memorian); o consultor jurídico do TCE Peter John Arrowsmith Cook Junior; e o magistrado Roberto Francisco Guedes Lima.

Instituída em 2003, a concessão anual da medalha do mérito transformou-se em um evento tradicional na cidade. A escolha de Dinarte Mariz para nomear a comenda deve-se ao fato de ele ter dedicado a maior parte de sua vida à atividade política, transformando os cargos públicos que exerceu em instrumentos de defesa dos interesses coletivos e de promoção do bem-estar do povo que representou, especialmente como Governador do Estado e como membro do Congresso Nacional.

 

 

Perfil dos agraciados:

 

Amaury Moura Sobrinho

Natural de Natal, Amaury de Souza Moura Sobrinho ingressou na Magistratura no ano de 1978, após atuar como advogado, e exerceu a magistratura nas comarcas de Pendências, São Tomé, Monte Alegre, São Miguel, Areia Branca e Natal. Tornou-se, por critério de merecimento, Desembargador no ano de 1996. Foi eleito presidente do Tribunal de Justiça para o biênio 2005/2006. Atualmente é o decano da Corte de Justiça e membro da Seção Cível.

 

Ana Paula de Oliveira Gomes

Ana Paula de Oliveira Gomes é Mestra em Direito Constitucional, com graduações em Ciências Jurídicas e em Ciências Contábeis (esta cum laude). Tem Especializações em Comércio Exterior e em Direito Imobiliário. Foi servidora pública cearense - concursada - por mais de 22 anos. Em 21 de junho de 2016, tomou posse como Auditora do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) em virtude de aprovação em concurso público. Possui experiência com o magistério superior em nível de graduação e pós-graduação há mais de 10 anos, além de expertise com preparatórios para concursos públicos presenciais e em ambientes virtuais. Autora de diversos livros publicados no país e de ensaios científicos publicados no Brasil e em Portugal.

 

Antônio Ed Souza Santana

Primeiro colocado no concurso para auditor do TCE/RN, Antônio Ed Souza Santana tomou posse em junho de 2016. Ocupava até então o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União e antes disso era Analista no Banco Central do Brasil. Formou-se bacharel, e posteriormente concluiu o mestrado, em Administração na Universidade Federal da Bahia.

 

Ausônio Tércio de Araújo

O monsenhor Ausônio Tércio de Araújo é o diretor do Colégio Diocesano Seridoense, cargo que exerce desde 1969. Natural de Currais Novos, o monsenhor ordenou-se padre em 1960 após cursar Filosofia e Teologia na Pontífice Universidade Gregoriana de Roma, entre 1955 e 1960. Foi diretor da Rádio Rural de Caicó até o ano de 2009. Tornou-se professor da UFRN em 1974, cargo do qual atualmente está aposentado.

 

Emerson Azevedo

Emerson Azevedo é natural de Fortaleza, no Ceará. Radicado em Mossoró, foi um dos fundadores da Sociedade Educacional Mater Christi. Formou-se em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1975 e foi professor de macroeconomia na Universidade Regional do Rio Grande do Norte. Também teve atuação destacada no setor industrial e na área de telefonia, sendo um dos responsáveis por implantar o serviço de telefonia interurbana no RN.

 

Hermano da Costa Moraes

Hermano Moraes nasceu em Natal e atualmente exerce o cargo de deputado estadual, após acumular quatro mandatos como vereador na Câmara Municipal de Natal. É formado em Direito e pós-graduado em Gestão Pública pela UFRN. É bancário concursado e chegou a dirigir por duas vezes a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal. O deputado teve a sua cidadania reconhecida nos municípios de Nísia Floresta, Bom Jesus, São José do Campestre, Florânia, Lagoa Nova, Carnaúba dos Dantas, Acari, Guamaré e Areia Branca.

 

Júlio Marcelo de Oliveira

Júlio Marcelo de Oliveira é, desde o ano de 2004, procurador do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas da União. Possui graduação em Direito e em Ciências da Computação, ambas pela Universidade de Brasília. Exerceu o cargo de consultor legislativo no Senado Federal no ano de 2004. O procurador foi o representante do Ministério Público de Contas que atuou no julgamento, e na reprovação, das contas da então presidente Dilma Rousseff no TCU.

 

Laércio Segundo de Oliveira

O professor Laércio Segundo de Oliveira nasceu em Jardim de Piranhas e licenciou-se em Letras em 1966. Teve atuação destacada na área de educação no Estado. Foi secretário estadual de Educação do RN nos anos de 1978 e 1979. Professor da UFRN e chefe de gabinete da Reitoria entre 1988 e 1991. Além disso, foi secretário-geral do TCE e diretor da Escola de Contas Severino Lopes. Recebeu o título de Professor “Honoris Causa” da UERN e da UnP, entre outras honrarias.

 

Ovídio Borges Montenegro (in memorian)

Natural de Assu, Ovídio Borges Montenegro formou-se em medicina na Faculdade de Medicina do Recife, em 1942. Diplomou-se especialista em cardiologia em 1967, área na qual teve atuação destacada, como sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Recebeu a Medalha da Academia Pernambucana de Medicina, título de cidadão do Recife, entre várias outras honrarias. Atuou também como professor da Faculdade de Medicina da UFRN e foi um de seus fundadores. Faleceu no dia 12 de julho de 2003.

 

Peter John Arrowsmith Cook Junior

Peter John Arrowsmith Cook Junior exerce atualmente o cargo de consultor jurídico do TCE/RN. Antes disso, foi procurador do Banco Central do Brasil, onde exerceu a função de subprocurador regional em Recife. É procurador da Fazenda Nacional, já tendo exercido os encargos de Diretor Estadual do Centro de Altos Estudos da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional no Rio Grande do Norte e de Coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Grandes Devedores da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional no Rio Grande do Norte.

 

Roberto Francisco Guedes Lima

O juiz Roberto Francisco Guedes Lima nasceu em Natal e ingressou na magistratura em 30 de dezembro de 1993 como juiz substituto na Comarca de São José de Campestre. Em novembro de 94, foi promovido para Santana do Matos e em 1998 Juiz de Direito de 3ª entrância na Comarca de Assu. A partir de 2006 exerceu suas funções na 2ª (atualmente 1ª) Vara de Sucessões da Comarca de Natal. Foi Diretor do Foro da Comarca de Natal, no período 2007/2012 e membro do Tribunal Regional Eleitoral no biênio 2008/2010.