Atualizado em 26/05/2023

Livro destaca vanguardismo da conselheira Lindalva Torquato na conquista de espaço para as mulheres

O vanguardismo de Lindalva Torquato (1923-1996), primeira mulher a assumir o cargo de Conselheira de um Tribunal de Contas no Brasil (na época chamada de Ministra), além de também ser fundadora da Corte de Contas potiguar, foi lembrado nesta quinta-feira, 25/05, data do centenário do seu nascimento, com o lançamento do livro “Mulheres no Controle Externo: uma homenagem ao centenário de Lindalva Torquato Fernandes, no final da tarde, e homenagem realizada pela conselheira Adélia Sales, na sessão do Pleno, pela manhã. Em ambos os momentos, foi registrada a presença de familiares da homenageada e diversas autoridades do mundo jurídico e tribunais de contas de vários estados do País.

O livro, organizado em conjunto pela juíza Adriana Cavalcanti Magalhães Faustino Ferreira, Andressa Guimarães Torquato Fernandes (neta de Lindalva) e Ana Cristina Moraes, destaca a história e o protagonismo de Lindalva Torquato, trazendo uma reflexão sobre o pionerismo feminino potiguar e participação feminina na auditoria de controle externo. A obra conta com o prefácio da Ministra Emérita do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes, e também aborda temas históricos e técnicos, envolvendo Direito e Finanças Públicas, além de relatos de casos e matérias de interesse do controle externo. A publicação tem o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), na ocasião representada pela conselheira Susana Azevedo (TCE-SE).

“Mais do que o lançamento de um livro, este é um momento simbólico para valorizar o papel da mulher na sociedade”, destacou o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, na abertura da solenidade. O espaço foi aberto para vários discursos, entre os quais o de Suzana Azevedo, que apresentou o perfil da representatividade feminina nos cargos de poder nos tribunais de contas do País. “Dos 231 conselheiros, apenas 29 são mulheres”, relatou, lembrando da ousadia e do protagonismo exercido por Lindalva Torquato, como referência para mulheres. “Ela representa um símbolo de luta e de direitos conquistados”. Ainda estiveram presentes conselheiras da Bahia, do Piauí e do Rio Grande do Sul, além das autoras da obra, entre as quais figura a conselheira potiguar Adélia Sales.

A programação contou ainda com os discursos das organizadoras da publicação, sempre focando o perfil de uma mulher que esteve muito a frente do seu tempo, galgando espaço num ambiente dominado por homens e que precisa ser mais equilibrado, para isso a necessidade das mulheres se mobilizarem para esta conquista, enfrentado os desafios que vão surgindo. O evento foi encerrado com o descerramento de um quadro de xilogravura, pela conselheira Adélia e por uma das filhas da homenageada, Sônia Fernandes Faustino, com a imagem de Lindalva, que ficará exposta no TCE como marca deste momento.

Homenagem no Pleno

Pela manhã, na sessão do pleno, a conselheira Adélia Sales ressaltou a importância do protagonismo feminino exercido por Lindalva Torquato no TCE. “Os avanços que hoje percebemos na inclusão feminina em espaços tão importantes para a sociedade são fruto de passos marcantes como os de Lindalva. Mesmo assim sabemos que ainda é preciso empenho para continuar a busca por maior representatividade em instâncias decisórias e em muitas áreas profissionais”, ressaltou.

“A trajetória da homenageada simbolizou uma mensagem para sua geração e para as gerações futuras. Ela descortinou, incontestavelmente, há mais de setenta anos, a bandeira da equidade de gêneros, quando às mulheres eram reservados, em geral, os papéis preestabelecidos de filhas, esposas, mães e donas de casa”, destacou, enfatizando: “Heroínas, como Lindalva, mostraram-nos que podemos tudo fazer – e fazermos bem feito -, podemos ser espelho para que nossas filhas, nossas netas, as próximas gerações de mulheres, se vejam capazes de alargar fronteiras, expandir a participação feminina e de estar presentes nos espaços em que podem influenciar as decisões e construir as mudanças de que tanto precisamos para buscar um mundo mais justo”.

Em seguida, ainda falaram o conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, lembrando da amizade e de momentos de convivência com a família de Lindalva; a procuradora do Ministério Público de Contas, Luciana Campos e a conselheira substituta Ana Paula, enfatizaram o caráter precursor da homenageada, abrindo espaço para o avanço das mulheres nos mais diversos cargos. Neto de Lindalva, Edson Faustino agradeceu, em nome da família, as homenagens feitas a sua avó.