Atualizado em 28/07/2021

Presidente e Corregedor do TCE são agraciados com comendas militares do Estado

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Paulo Roberto Alves, e o Corregedor, conselheiro Poti Júnior, foram agraciados, respectivamente, com as medalhas “Mérito Bombeiro Militar Major José Osias da Silva”, concedida pelo Corpo de Bombeiros, e “Mérito Policial Luiz Gonzaga”, da Polícia Militar. Tratam-se das maiores honrarias prestadas pelas corporações militares destinadas a homenagear membros da PM ou das Forças Armadas e quaisquer cidadãos, em geral, que se distinguiram ou venham a distinguir-se por serviços prestados à Policia Militar, ao Corpo de Bombeiros e à Segurança Pública no campo militar, científico, social ou econômico.  Em decorrência da pandemia, a solenidade de entrega das medalhas transcorreu nesta quarta-feira, 28/07, na sala de reuniões da presidência do TCE, obedecendo todos os protocolos de segurança sanitária.

“O TCE representa para nós um órgão essencial no âmbito da administração pública. Estas comendas se tratam de homenagem prestada a todos que fazem esta Casa, aqui representada pelos Conselheiros”, destacou o comandante do Corpo de Bombeiros, Luiz Monteiro da Silva Júnior. “Para nós, militares, estas medalhas têm um grande significado, pois demonstram um diferencial e um incentivo, até para que outros almejem recebê-la. Para os civis, trata-se de uma distinção, um motivo de orgulho pelo trabalho realizado”, ressaltou o comandante geral da Polícia Militar, Alarico José Pessoa Azevedo Júnior. A mesma comenda da PM também foi entregue ao major Tasso Arcanjo de Carvalho, no início de julho.

Instituída a partir do Decreto n° 7.153 de 15 de agosto de 1977, a Medalha Mérito Policial Luiz Gonzaga foi criada com intuito de ressaltar a figura do soldado Luiz Gonzaga, morto durante a resistência oferecida pela Policia Militar ao ataque de revoltosos comunistas, realizado contra o antigo Quartel da salgadeira, em Natal, a 27 de novembro de 1935. Já a “Medalha do Mérito Bombeiro Militar Major José Osias da Silva” foi criada em 07 de dezembro de 1995 através do Decreto n° 12.836 modificado pelo Decreto n° 16.323, de 12 de setembro de 2002, como forma de homenagear o major José Osias, natural de Caicó, oriundo do Corpo de Bombeiros Militar da Guanabara, atual Rio de Janeiro, foi transferido para o Rio grande do Norte em 1959, com a finalidade de recriar o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte.

Os conselheiros agradeceram a homenagem. “Encaro como um reconhecimento não só pessoal, mas institucional. O TCE tem uma folha de serviços prestados ao Rio Grande do Norte. Cada ato executado foi pensando no bem da coletividade”, relatou o presidente. “Recebo essa homenagem com alegria, satisfação e honra. Fico feliz pelo reconhecimento”, afirmou Poti Júnior.