Atualizado em 03/12/2019

Município de Caicó é mais um a receber capacitação da Escola de Contas em planejamento estratégico

Maria Gabrielle Xavier

Em mais uma etapa, o projeto "Redesenhando a Gestão Pública - do Planejamento ao Controle", promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, por meio da Escola de Contas Severino Lopes de Oliveira, contempla agora o município de Caicó. O programa tem como objetivo introduzir na administração pública a cultura do planejamento estratégico, o que está sendo um diferencial significativo na gestão pública.

“Está sendo muito positivo. O ambiente é de muito aprendizado. A gente está construindo as peças chaves, as diretrizes para o futuro do município”, destacou o secretário de Infra-estrutura de Caicó, Misael Medeiros de Araújo.

A mesma opinião foi compartilhada pelo secretário da Agricultura do município, Júlio Cesar Fernandes de Azevedo. “Está sendo muito importante esta capacitação. Mostra que a gestão pública tem que funcionar de forma integrada. Tudo tem que ser pensado em conjunto”, relatou, lembrando que o planejamento vai muito além dos quatro anos de um mandato eletivo. “Tem que ir muito além deste período”, enfatizou.

Para selecionar os 12 municípios que fariam parte da primeira etapa, dentro do cronograma de 2019, a Escola de Contas promoveu quatro encontros regionais com palestras voltadas exclusivamente para a temática do planejamento estratégico.

A ideia partiu do diretor da Escola de Contas, conselheiro Tarcísio Costa, que percebeu que o baixo nível do planejamento estratégico dos municípios nos resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), ferramenta utilizada pelo TCE para sistematizar anualmente informações em sete áreas da gestão pública dos municípios, entre elas o planejamento.

A capacitação integra técnicas de construção dos instrumentos de planejamento (PPA, LDO e LOA), além da implantação dos controles internos e de ferramentas de educação continuada, de eficiência, de inovação, de participação e apresentação de práticas essenciais para o desenvolvimento institucional.

O programa foi apresentado para todos os municípios do Rio Grande do Norte em quatro encontros regionais. Além de Caicó, foram e estão sendo contemplados os municípios de Mossoró, Parnamirim, São José de Mipibu, Bom Jesus, Portalegre, Jardim do Seridó, Apodi, Martins, Pau dos Ferros, Cruzeta e Macaíba.