Atualizado em 13/11/2019

Tribunal de Contas participa de lançamento de publicação com Normas de Auditoria no I CITC

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) participou do lançamento das Normas de Auditoria do Setor Público (NBASP) Nível 3 - Requisitos Mandatórios Para Auditorias do Setor Público. As Normas de Auditoria são uma publicação do Instituto Rui Barbosa e sua produção contou com a participação do auditor de controle externo do TCE/RN, Cleyton Barbosa.

O lançamento aconteceu na última terça-feira (12), durante a realização do I Congresso Internacional de Tribunais de Contas, em Foz do Iguaçu. Participaram do lançamento os conselheiros Tarcísio Costa, Paulo Roberto Chaves Alves, Maria Adélia Sales e Gilberto Jales, além do presidente da Corte de Contas, conselheiro Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior.

A Corte de Contas também apresentou a sua experiência na implementação das Normas de Auditoria do Setor Público durante a Reunião de Secretários de Controle Externo dos Tribunais de Contas. A apresentação foi realizada pelo auditor de controle externo, Cleyton Barbosa, e teve a presença do auditor Marcelo Santos de Araújo, que representou a secretária de Controle Externo do TCE, Anne Carvalho.

As Normas de Auditoria são instrumentos para promover a competência, a qualidade e a credibilidade da auditoria do setor público no Brasil e, por conseguinte, contribuir para o melhor desempenho institucional dos órgãos de controle externo. Elas adotam como base as normas profissionais da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), utilizadas em escala global.

As recém-lançadas NBasp 3 consolidam o conjunto básico de normas do IRB. Elas tratam dos requisitos obrigatórios para auditorias do setor público, com o detalhamento das diretrizes que devem ser obedecidas quando da realização de auditorias operacional e de conformidade.

Enquanto isso, as NBasp de nível 1 definem os princípios básicos e os pré-requisitos para o adequado funcionamento dos tribunais de contas brasileiros. Já as NBasp 2 estabelecem os fundamentos de todos os trabalhos de auditoria do setor público - financeira, operacional e de conformidade.