Atualizado em 27/08/2021

TCE disponibiliza ferramenta para fortalecer controle interno do Estado

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) vai disponibilizar à Controladoria-geral do Estado a ferramenta SIAI DP para utilização no controle e fiscalização da folha de pagamento do Executivo. O acesso ao SIAI foi pactuado em reunião realizada nesta sexta-feira (27), na sede da Corte de Contas.

Estiveram presentes na reunião o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Paulo Roberto Alves, o controlador-geral do Estado, Pedro Lopes, o secretário de Controle Externo do TCE, Jaílson Tavares Pereira, além de técnicos das duas instituições. Na ocasião, foi realizada uma apresentação das funcionalidades do sistema, como fazer pesquisa, cruzar dados, acessar informações sobre órgãos específicos, entre outras.

Segundo o presidente do TCE, Paulo Roberto Alves, contribuir com a transparência é uma das missões da Corte de Contas. “No momento em que a Secretaria de Controle Externo nos informou sobre a possibilidade dessa parceria, nos colocamos à disposição. O TCE tem como uma de suas missões a contribuição com a transparência”, apontou.

Pedro Lopes, controlador-geral do Estado, destacou a possibilidade de maior controle da folha de pagamento. “Com essas informações, poderemos fazer um trabalho melhor no âmbito do controle interno. Sem um sistema, é mais difícil fazer um filtro”, afirmou.   A Controladoria solicitou a ferramenta para “a consulta da situação funcional dos servidores ativos, inativos e pensionistas do poder executivo estadual que exerçam atividades cumulativas em outros entes da administração direta e indireta”.

O SIAI DP (Sistema Integrado de Auditoria Informatizada para Despesa com Pessoal) é um sistema de coleta e análise das informações referentes à folha de pagamento e cadastro funcional dos servidores ativos, inativos e pensionistas, das unidades gestoras das esferas Estadual e Municipal.