Datas:
- 25 a 27 de novembro - 08h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30; e
- 28 de novembro - 08h30 às 12h30.
Local: Sala de Aula da ESMARN.
Modalidade: Presencial.
Objetivo: Capacitar gestores e servidores municipais para estruturarem, implementarem e consolidarem sistemas de controle interno eficazes, alinhados às boas práticas nacionais e internacionais.
Público-alvo: Servidores Públicos em exercício, lotados nas unidades centrais de Controle Interno, com cadastro ativo no anexo 40 do SIAI.
Conteúdo programático:
Módulo 1 – Fundamentos do Controle Interno (4h)
- Base legal e normativa do controle interno (CF/88, LRF, LC 131/2009, Lei 14.133/21, entre outras).
- Papel do controle interno na governança pública.
- Estrutura mínima recomendada para municípios de pequeno e médio porte.
Módulo 2 – Estruturação e Organização do Controle Interno (4h)
- Modelos de estrutura organizacional.
- Elaboração de regimentos, normativos e manuais.
- Perfil e competências do controlador interno.
- Estruturação das linhas de defesa no controle das contratações.
- Experiências de boas práticas no RN e em outros estados.
Módulo 3 – Gerenciamento de Riscos na Administração Pública (4h)
- Conceitos fundamentais de risco e controle.
- Metodologias aplicáveis.
- Mapeamento de processos e identificação de pontos críticos.
- Planos de mitigação e monitoramento de riscos.
Módulo 4 – Auditoria Interna Governamental (4h)
- Distinção entre auditoria, fiscalização e inspeção.
- Planejamento de auditoria baseada em risco.
- Elaboração de papéis de trabalho.
- Relatórios de auditoria e recomendações.
- Acompanhamento das recomendações e plano de ação.
Módulo 5 – Portal da Transparência e Controle Social (4h)
- Marco normativo da transparência pública.
- Requisitos mínimos de um portal da transparência.
- Boas práticas de usabilidade e acessibilidade.
- Transparência ativa e passiva (Lei de Acesso à Informação).
- Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).
Módulo 6 – Integração entre os Controles e tomada de contas (4h)
- Relação entre controle interno, externo e social.
- Cooperação com Tribunais de Contas e Ministérios Públicos.
- Estratégias para fortalecer a cultura da integridade no município.
- Ferramentas disponibilizadas pelo TCE/RN e obrigações de remessas de dados ao Tribunal.
- Tomada de Contas.
Módulo 7 – Experiência da CGU: Integridade e Prevenção à Corrupção (4h)
(A ser ministrado por representantes da Controladoria-Geral da União)
- Programas de integridade e governança no setor público.
- Práticas de prevenção à corrupção e fraudes.
- Papel da ouvidoria como instrumento de participação e accountability.
- Time Brasil e ferramentas disponibilizadas pela CGU aos municípios.
- Experiências e boas práticas da CGU aplicáveis aos municípios.
programação sujeita à alterações