Atualizado em 24/11/2022

Integrantes do TCE potiguar participam da elaboração de novo Plano Estratégico do IRB

O Instituto Rui Barbosa (IRB) aprovou por unanimidade o novo Plano Estratégico (2023-2027) durante reunião da Diretoria e Presidentes de Comitês Técnicos, realizada na tarde dessa quarta-feira (23), na sede do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Gestão do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF.

O novo Plano Estratégico foi apresentado pelo Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública do IRB, por meio do seu Grupo de Trabalho G3, cuja composição conta com representantes do TCE-RN: o conselheiro Gilberto Jales (que também preside o Comitê Técnico de Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social) e a auditora de Controle Externo Márcia Soares Marques. Além deles dois, o conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes participou - de forma remota - da reunião em Brasília. O Comitê que elaborou o Plano Estratégico é coordenado pelo Conselheiro Odilon (TCE-PA). 

A equipe técnica do GT3 foi encarregada de conduzir a elaboração do novo Plano do IRB. Utilizando de metodologia participativa, essa nova versão foi construída com participação ativa dos conselheiros e representantes dos Tribunais de Contas do Brasil. O documento está em fase final de diagramação, brevemente será disponibilizado para acesso de todos os Tribunais.

GT3 continuará os trabalhos esta semana para definir a metodologia para desdobramento do plano e elaboração de plano de ação.

“É importante destacarmos aqui que, a força do Instituto Rui Barbosa está nessa atuação descentralizada de seus Comitês Técnicos, onde cada um desenvolve atividades de forma autônoma; mas, não isolados, porque ao final todos os Comitês estão trabalhando com o mesmo propósito: a melhoria dos Tribunais de Contas”, afirmou o presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes, do TCE-CE.

Na reunião, foi apresentado um panorama com a consolidação das atividades que foram realizadas pelo Instituto no decorrer deste primeiro ano do biênio 2022/2023. Os presidentes dos Comitês Técnicos compartilharam as ações desenvolvidas por seus respectivos grupos, bem como a projeção do plano de trabalho para o ano de 2023.

Por fim, o Presidente do Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública do IRB, conselheiro Reginaldo Parnow Ennes, realizou a apresentação do Plano Estratégico do IRB – 2023/2027 que, posteriormente, foi submetido pela Presidência do IRB à avaliação dos Conselheiros presentes e, consequentemente, aprovado.

O novo ciclo do Planejamento Estratégico 2023-2027 do Instituto Rui Barbosa representa um marco na história do instituto no momento em que se aproxima dos 50 anos de sua existência, por ser caracterizar pela construção coletiva com a participação de toda a Diretoria e seus comitês técnicos, representados por seus presidentes, coordenadores e equipes técnicas que representam todos os tribunais de contas brasileiros.