Com a participação de mais de 80 jornalistas e representantes das ouvidorias dos tribunais de contas de todo o País, foi lançada nesta segunda-feira, 14/02, em formato on-line, a segunda edição do "Comunica", projeto que objetiva colaborar no fortalecimento do papel estratégico das assessorias de comunicação e das ouvidorias como pontes fundamentais entre os Tribunais de Contas e a sociedade. Nesta edição, além da incorporação das ouvidorias, foi estabelecido o Prêmio Comunica, buscando a disseminação e premiação de boas práticas na área de comunicação.
Na reunião, o conselheiro Edilson Silva, presidente da Atricon, destacou a importância do projeto para o aprimoramento da comunicação, possibilitando o conhecimento e debate de temas estratégicos, buscando uma melhor comunicação dos tribunais com a sociedade. Em seguida, o conselheiro Cesar Miola ressaltou: "Administração pública deve estar em público, com jornalistas capacitados, instigando, apoiados no trabalho de mediação entre os TC's e a sociedade, ajudando a fortalecer a democracia". O conselheiro Joaquim Alves Neto, vice-presidente da Atricon, lembrou a importância da iniciativa. "Antes os tribunais eram ilhas. É importante esta sinergia, tornando o sistema conhecido e reconhecido na sociedade".
O conselheiro do TCE/RN, Gilberto Jales, presidente do Comitê das Ouvidorias, enfatizou: "O exercício pleno da cidadania passa pelas ouvidorias", agradecendo pela integração dos ouvidores no projeto, num processo que deve ser contínuo de aprimoramento da prestação de serviço à sociedade. Realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas – Atricon, com apoio do Instituto Rui Barbosa – IRB, o projeto é executado pela FSB Comunicação, com patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Daniela Pereira e Darse Júnior, diretores da FSB, informaram que este ano o Comunica será iniciado com mentorias especializadas, com cada tribunal podendo escolher uma entre quatro trilhas de desenvolvimento: inteligência artificial na prática, gestão de projetos, comunicação interna e redes sociais. Serão realizadas ainda quatro plenárias online, voltadas à troca de experiências e aprofundamento nos temas: IA e redes sociais, comunicação interna, gestão de projetos e papel das ouvidorias, e produzidos conteúdos estratégicos colaborativos e um kit de materiais práticos. Por fim, será realizada a primeira edição do Prêmio Comunica, com quatro categorias: redes sociais, comunicação interna, ouvidorias e eventos.
Últimas Notícias