Em cerimônia prestigiada durante a programação do IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Florianópolis, o Instituto Rui Barbosa (IRB) lançou nesta quinta-feira (4) o livro “Proposições para a diversidade no âmbito dos Tribunais de Contas”, organizado por membros e servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN). A publicação é assinada pelos conselheiros Gilberto Jales e Antonio Ed Santana, pelo Auditor de Controle Externo, Cleyton Barbosa, e a assessora Rocelly Cunha, vinculada à Coordenaria de Desenvolvimento e Desempenho Funcional.
O lançamento ocorreu no stand do IRB, conduzido pelo presidente da entidade, conselheiro Edilberto Pontes, do TCE-CE. Do TCE-RN, participaram o presidente Carlos Thompson, os conselheiros Paulo Roberto Alves, Gilberto Jales, Antonio Ed, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Luciano Ramos, além de outros procuradores e servidores da Corte potiguar. Membros e servidores de outros tribunais também acompanharam a cerimônia de lançamento.
“O Instituto Rui Barbosa, quando encampa esse livro, tão bem construído academicamente, do ponto de vista prático também, por vocês do TCE do Rio Grande do Norte, que mais uma vez contribui com o sistema, pra gente é uma felicidade muito grande”, afirmou o presidente Edilberto Pontes, do IRB.”Eu registro o meu orgulho institucional de ver o nosso Tribunal participar de uma iniciativa tão importante, que corresponde a um tema bastante caro”, completou o conselheiro Carlos Thompson, presidente da Corte potiguar.
Autores da publicação, os conselheiros Antonio Ed e Gilberto Jales também discursaram e enfatizaram a importância do tema."Este livro representa um resgate histórico e social realizado pelo TCE-RN e que, agora, através desta publicação do Instituto Rui Barbosa, fica à disposição do controle externo brasileiro”, afirmou Jales, lembrando que a ideia do livro foi gestada à época em que esteve na Presidência do Tribunal. “Partiu de um programa que instituímos dentro de um contexto da gestão de pessoas”, acrescentou.
“O livro traz reflexões importantes para a promoção da equidade, da diversidade e da inclusão no âmbito da nossa sociedade”, pontuou Antonio Ed, ressaltando a necessidade de se construir instituições mais eficazes e inclusivas. “O TCE-RN apresenta uma experiência transformadora que transcende os limites institucionais e se projeta como referência para todo o sistema de controle externo brasileiro”, acrescentou.
Cleyton Barbosa recorreu a uma frase do autor Valter Hugo Mãe para definir o resultado do livro: quando se sonha grande a realidade aprende. “Esta fala resume o livro ‘Proposições para a diversidade no âmbito dos Tribunais de Contas’, o produto do trabalho coletivo de várias pessoas engajadas no sonho grande de construção de uma sociedade mais justa e igualitária!”.
O livro oferece reflexões e experiências concretas que apontam caminhos para uma atuação mais diversa, inclusiva e sensível às desigualdades históricas.Os capítulos convidam o leitor ao reconhecimento das múltiplas identidades que compõem a sociedade brasileira e à construção de práticas institucionais que garantam efetivamente seus direitos.
Últimas Notícias