Atualizado em 27/04/2022

TCE recebe visita técnica da conselheira-ouvidora do Tribunal de Contas de Alagoas

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, representada por sua Conselheira-ouvidora, Rosa Albuquerque, e por sua Coordenadora, Alexandra Berto Ribeiro, e os assessores jurídicos Jany Brabo Magalhães e Linaldo Freitas, realizou visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte com vistas a trocar experiências e conhecimentos no âmbito de atuação de Ouvidorias.

A Conselheira Ouvidora Rosa Maria e a equipe técnica do TCE/AL foram recepcionadas pelo Conselheiro Ouvidor do TCE/RN, Tarcísio Costa, e pelo Presidente do Comitê Técnico de Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do Instituto Rui Barbosa, o Conselheiro do TCE/RN Antônio Gilberto de Oliveira Jales.

A visita técnica ocorreu nesta quarta-feira, dia 27 de abril, iniciando-se com uma reunião na sala da Presidência deste Tribunal de Contas, com uma apresentação conduzida pelo Coordenador da Ouvidoria do TCE/RN, Luzenildo Morais, em que expôs as boas práticas desenvolvidas e o desempenho aferido pela atuação da Ouvidoria de Contas deste Tribunal.

Também foram explanados os sistemas informatizados que a mesma utiliza em suas atividades, com destaque ao sistema Kairós, fruto da parceria que o TCE/RN celebrou com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte para permitir o direito de uso ao software, que vai possibilitar a melhoria do atendimento da Ouvidoria e do acesso à Informação, por meio de inteligência artificial, aproximando ainda mais o Tribunal dos cidadãos..

Na oportunidade, o Conselheiro Gilberto Jales destacou a importância da atuação do Comitê Técnico de Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do IRB junto às Ouvidorias dos Tribunais de Contas, que é o canal de excelência do cidadão junto ao Controle Externo, destacando a relevância de se fomentar as atividades destas unidades e sua estruturação.

Na sequência, a equipe foi convidada a conhecer as dependências físicas do TCE/RN, especialmente a Ouvidoria de Contas, na qual obteve relevantes informações e dados para serem levados para o TCE/AL como boas práticas.

Por fim, a Conselheira Ouvidora Rosa Maria agradeceu gentilmente a recepção e a troca de conhecimento realizada nesta oportunidade, demonstrando interesse em permanecer em contato e estabelecer parceria com o TCE/RN para gerar bons frutos.