Atualizado em 27/04/2022

Auditores discutem avanços e desafios do exercício profissional em seminário realizado no TCE

Nos últimos anos foi visível o crescimento do trabalho executado pelo auditor de controle externo, o que foi demonstrado em relatórios de auditoria com repercussão em melhorias na sociedade. No entanto, muito ainda precisa ser feito para avançar e aprimorar o exercício profissional, o que possibilitará mais impactos e soluções para as demandas existentes. A preocupação foi ressaltada na abertura do II Seminário dos Auditores de Controle Externo do Nordeste do Brasil, realizado em conjunto pelas associações de Auditores de Controle Externo do Nordeste, com apoio da Associação Nacional (ANTC) e da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, do TCE/RN, com objetivo de marcar o Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, comemorado em 27 de abril.

“É extraordinário o avanço alcançado. Não consigo enxergar o Tribunal de Contas sem o trabalho dos auditores”, destacou o diretor da Escola de Contas, conselheiro Carlos Thompson, lembrando que o exercício da democracia pressupõe o efetivo controle dos recursos públicos. Ressalte-se que as associações que representam a categoria são relativamente novas. Este ano  elas completam dez anos de atuação. “Dos 33 tribunais de contas, estamos presentes em 22 unidades”, relatou o presidente da AUDTCE/RN, Murilo Victor, lembrando que trata-se de um perfil profissional multidisciplinar, num trabalho complexo, sendo fundamental o debate em busca do aprimoramento. Parabenizando os auditores pelo seu dia, o conselheiro substituto Antonio Ed enfatizou a importância do debate, “fomentando reflexões em torno do trabalho que vem sendo executado”. O diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE, Jailson Tavares, lembrou que os auditores atuam com representação legal e legítima junto à administração. “Devem atuar com autonomia e independência. O protagonismo do auditor deve ser preservado e reconhecido como um dos pilares dos tribunais de contas”, defendeu.

Após a abertura foram ministradas as palestras “ANTC 10 Anos: Desafios e perspectivas da auditoria de controle externo”, a cargo de Ismar Viana, presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil; “O papel dos controles interno e externo na gestão de riscos: Estudo de caso em operações de crédito externo”, pelo coordenador da COPCEX do TCE/RN, Márcio Loiola Machado e do conselheiro substituto, Antonio Ed Santana; e a palestra “Inteligência aplicada ao controle externo: O relevante papel do auditor no enfrentamento à corrupção”, sob a responsabilidade do auditor do TCE do Piauí, José Inaldo de Oliveira e Silva, e do promotor de justiça do Ministério Público de Contas do Piauí, Rômulo Paulo Cordão, encerrando a programação.