Atualizado em 24/09/2025

Escola de Contas apoia ação sobre cidadania digital no Colégio Winston Churchill

Alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Winston Churchill participaram ativamente da intervenção “Cidadania Digital: você ou o celular no controle?” nesta quarta-feira (24/09) pela manhã, com dinâmicas com foco em temas associados ao uso adequado das ferramentas digitais. A ação, realizada pela Rede de Escolas Judiciais do RN (REJUG), foi executada pela empresa Junior Honoris Consultoria Jurídica, do curso de Direito da UERN, com apoio da Escola de Contas do TCE.

A partir de temas instigantes, os alunos foram estimulados ao debate de questões pertinentes na modernidade, num mundo cada vez mais conectado. “Entender e praticar a cidadania digital se tornou essencial”, destacaram as acadêmicas Gabriela Andrade, Maria Luiza, Mikaelly Maia, Maria Luiza Perez, facilitadoras em uma das turmas. No total, foram realizadas oito intervenções, com a participação de 280 alunos, debates, distribuição de cartilhas e realização de gincanas educativas.

“Na internet, cada clique deixa uma marca. Você quer ser lembrado pelo que compartilha ou pelo que você realmente é?”; “Você tem controle sobre sua vida digital ou é controlado pelos algoritmos?”; “Vale mais um ‘like’ ou sua saúde mental?”; “Qual foi a última coisa boa que você viveu sem precisar do celular? Quando você fez algo sem registrar, pesquisar ou postar? Quando foi a última vez que você não precisou da internet para solucionar seus problemas?”, foram algumas das provocações que geraram debates na turma.

Na abertura da intervenção, o diretor da Escola de Contas do TCE, professor Walter Fonseca, explicou aos alunos a importância do controle externo, exercido pelo Tribunal de Contas por força da Constituição. Em seguida, falou sobre o controle social, este exercido pela sociedade, como uma ferramenta de cidadania. Aluna do primeiro ano do Ensino Médio, Ana Beatriz achou importante a oficina para os estudantes. “É um ensino a mais e há um lado bom e um lado ruim na tecnologia. O professor faz muito trabalho pelo WhatsApp, isso é positivo, mas há alunos que não sabem utilizar e fazem bullying”, exemplificou, fazendo uma analogia com os temas em pauta.

A intervenção é uma ação da REJUG, integrada pela Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte Desembargador Manoel de Araújo Silva – ESMARN/TJRN; Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira – ECPSLO/TCE-RN, do Tribunal de Contas do Estado; Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte – EALRN; Escola de Magistratura Federal do Rio Grande do Norte – ESMAFE – 5ª Região; Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Norte Celina Guimarães Viana – EJERN; Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF/MPRN e Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte.