Atualizado em 09/11/2022

Equipe do TCE apresenta uso de inteligência artificial na Ouvidoria durante Conferência da Unale

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) participou, nesta quarta-feira (09), do II Encontro de Ouvidorias: Redes de Cooperação no Legislativo, que faz parte da 25ª edição da  Conferência Nacional da Unale, que acontece em Recife. A Corte de Contas mostrou a utilização do robô Kairós no atendimento das demandas enviadas à Ouvidoria.

Participaram do evento o conselheiro do TCE, Gilberto Jales, que compareceu como presidente do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do Instituto Rui Barbosa (IRB), o coordenador da Ouvidoria do TCE, Luzenildo Morais da Silva e o diretor de Informática, Vinícius José Miranda Toscano de Brito Filho.

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado reduziu o tempo médio de atendimento das suas demandas pela metade. A média era de cinco dias e o número caiu para 2,76 dias com a utilização do robô Kairós. O Kairós é um sistema que utiliza a inteligência artificial atrelada ao gerenciamento de processos com a finalidade de qualificar ainda mais o serviço realizado no âmbito da Ouvidoria de Contas, promovendo a melhoria significativa e contínua de seus indicadores, além de valorizar o trabalho essencialmente humano da equipe que realiza o tratamento das demandas. O sistema foi disponibilizado pela UFRN de forma gratuita para o TCE.