Atualizado em 08/03/2023

Dia Internacional da Mulher é celebrado com palestras e lançamento da cartilha Elas em Conta

Foto: Fernando Souza

O Dia internacional da Mulher foi celebrado no Tribunal de Contas do Estado, nesta quarta-feira (08/03), com o lançamento da cartilha “Elas em Conta”, produzida pelo Ministério Público de Contas; realização da palestra “Estilo de vida da mulher – não á discriminação”, a cargo da fonoaudióloga Rafaela Sales e sorteio de brindes. “Hoje é um dia especial. Dia de lembrar os fatos históricos que antecederam o 8 de março, transformando num dia de luta, e de lembrar que a gente precisa continuar avançando”, discursou o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, na abertura do evento.

O evento contou com a presença da conselheira Adélia Sales; da conselheira substituta Ana Paula Gomes e do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Luciano Ramos.

A programação começou com a servidora Mariana Siqueira apresentando detalhes do conteúdo da cartilha “Elas em Conta”, uma produção coletiva do Ministério Público de Contas que, além de contextualizar a luta histórica em prol das conquistas dos direitos das mulheres, apresenta questões relacionadas à equidade de gênero e a diversidade, buscando informar e sensibilizar as pessoas para a problemática.

Em seguida foi ministrada a palestra “Estilo de vida da mulher – não à discriminação”, em que a especialista Rafaela Sales falou da importância da busca do equilíbrio e de se conhecer melhor para ter qualidade de vida. Utilizando do lúdico, ela levou aos participantes a fazerem reflexões sobre áreas da vida pessoal e profissional presentes no cotidiano e que impactam nas pessoas. “É preciso ter tempo de qualidade. Elogiar e ser elogiada também. Você é a única responsável pelos seus resultados”, enfatizou.

Logo após foi prestada uma homenagem póstuma a servidora Mara Santana, que partiu há cerca de duas semanas, depois de mais de vinte anos de serviços prestados ao TCE. A programação, realizada em conjunto pela Secretaria Geral do TCE, Coordenadoria de Gestão de Pessoas, Ministério Público de Contas e Sindicontas, foi encerrada com a realização de sorteio de brindes entre as mulheres presentes e apresentação do Coral de Contas.

Confira a cobertura fotográfica da programação aquihttps://flic.kr/s/aHBqjAuW5C