Atualizado em 15/02/2023

Presidente debate enfrentamento à desinformação em Congresso Nacional de Comunicação dos TCs

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte participou, entre os dias 14 e 15 de fevereiro, do I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC), realizado na sede do TCE-SC, em Florianópolis.

O presidente do TCE-RN, conselheiro Gilberto Jales, coordenou painel sobre enfrentamento à desinformação, com palestra do jornalista e pesquisador Sérgio Lüdtke, editor do projeto Comprova. Além do presidente, representaram o Tribunal de Conta potiguar os jornalistas Viktor Vidal, coordenador da Assessoria de Comunicação Social, e Andréia Moraes, analista de Controle Externo.

“É um evento bastante importante para os Tribunais de Contas porque busca qualificar, dinamizar e fortalecer a comunicação para aproximar o cidadão com notícias verdadeiras, com informações fidedignas", afirmou Jales.

A abertura do evento contou com a palestra da jornalista Sônia Bridi, repórter especial da Rede Globo. No primeiro dia também houve painéis apresentando um diagnóstico da comunicação no Sistema Tribunais de Contas.

O congresso também discutiu questões relacionadas ao combate à desinformação, a atuação do setor público no metaverso, comunicação pública no ambiente digital, a força da imagem na comunicação, entre outros.

O CNCTC é uma promoção do Tribunal de Contas de Santa Catarina (sede do evento), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), com o apoio da Acaert.