Atualizado em 13/12/2022

Tribunal de Contas aprova Plano Estratégico com objetivos para o período 2023-2030

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) aprovou o Plano Estratégico para o período 2023-2030. O documento aponta as prioridades da gestão da Corte de Contas para o período dos próximos 7 anos e atualiza metas estabelecidas no ciclo que teve vigência entre 2015 e 2022. O Plano estabelece 10 objetivos estratégicos.

A resolução 028/2022 foi aprovada na sessão do Pleno desta terça-feira (13) por unanimidade. Segundo os termos da resolução, durante o período de vigência, o presidente da Corte de Contas apresentará, no primeiro trimestre de cada ano, relatório de avaliação com informações acerca do cumprimento das metas estabelecidas no Plano Estratégico. O documento entrará em vigor no dia 01 de janeiro de 2023.

Os 10 objetivos estratégicos estabelecido são: fortalecer a correta aplicação dos recursos públicos; contribuir para a melhoria do desempenho e transparência da gestão pública; fortalecer a imagem dos Tribunais de Contas; garantir a efetividade das ações de controle; aprimorar a gestão de controle externo visando resultados; aprimorar a comunicação institucional, a gestão de pessoas e o desempenho profissional; fortalecer o desempenho gerencial da área de governança; assegurar os recursos financeiros necessários e otimizar a sua aplicação.

Segundo a resolução, “os objetivos estratégicos são direcionadores claros e concisos que detalham as mudanças necessárias para atingir a visão de futuro da instituição. Portanto, correspondem às orientações macro que servirão como base de sustentação para toda e qualquer tomada de decisão, ao longo de um período”.

No ciclo de planejamento estratégico referente ao período entre 2015 e 2022, o TCE colheu resultados importantes para cumprir a sua missão como órgão de controle externo, entre eles a evolução dos sistemas de fiscalização (SIAI Fiscal, SIAI OBAS, SIAI DP, SIAI Quadro de Pessoal, SIAP AP Concursos); a elaboração de Relatório de Acompanhamento das Contas de Governo do Estado; a transformação de todo os processos eletrônicos e automatização dos fluxos; entre outros.

Veja abaixo a íntegra da resolução

Clique aqui para efetuar o download do anexo desta Notícia