Atualizado em 22/02/2022

Tribunal de Contas reativa funcionamento do plenário e transmite sessão em formato híbrido

Depois de 1 ano e 10 meses, desde que realizou a primeira sessão telepresencial, em meio às medidas restritivas de enfrentamento da pandemia de Covid-19, o Tribunal de Contas do Estado reativou nesta terça-feira (22/02) o plenário Dinarte Mariz. As sessões ordinárias do Pleno e da Segunda Câmara foram realizadas pela primeira vez em formato híbrido, com parte dos conselheiros participando presencialmente em plenário e os demais em modo remoto.

Ao todo, foram 176 sessões exclusivamente telepresenciais, em que os membros e servidores atuaram em modo remoto, situados em locais diferentes. Para possibilitar a participação presencial, o plenário foi completamente adaptado, com a instalação de sete câmeras, cabeamento lógico, dois telões e integração de todos os equipamentos para viabilizar, em formato híbrido, a transmissão e gravação das sessões pelo canal do TCE no Youtube.

O presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves, que esteve presencialmente na sessão, informou que, além da adaptação momentânea, o Tribunal está em processo de modernização completa do plenário, com aquisição de equipamentos de ponta, para consolidar em definitivo o sistema de transmissão e gravação das sessões em formato híbrido. “Este é mais um passo que damos para a contínua melhoria tecnológica das nossas atividades”, completou.

Além do presidente, a 9ª sessão ordinária do Tribunal Pleno contou presencialmente com os conselheiros Poti Júnior a Adélia Sales. Os conselheiros Tarcísio Costa, Renato Dias e Carlos Thompson participaram remotamente, assim como os conselheiros substitutos Antonio Ed Santana e Ana Paula Gomes, além do procurador Luciano Ramos. O conselheiro Gilberto Jales justificou ausência por participar da cerimônia de posse da nova diretoria da Atricon, em Brasília. Foram julgados 43 processos no Pleno. Já a Segunda Câmara julgou 11 processos.