Atualizado em 10/09/2021

Abertas inscrições para o Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias dos TCs

O Comitê Técnico de Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do Instituto Rui Barbosa anunciou que o Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (ENCO 2021) será realizado nos dias 28 e 29 de setembro de 2021, com sede em dois TCs: Tribunal de Contas do Estado do Pará e Tribunal de Contas dos Municípios do Pará.

O ENCO é evento anual em que reúne membros e técnicos dos Tribunais de Contas do Brasil com objetivo de compartilhar conhecimentos, troca de ideias, informações e experiências na busca do aprimoramento e fortalecimento das Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do país e, com isso, a melhoria crescente e contínua dos resultados efetivos nas instituições.

Considerando o momento atual de pandemia, o ENCO 2021 ocorrerá, mais uma vez, no formato virtual, tendo como público alvo, preferencialmente, membros, servidores e colaboradores lotados nas Ouvidorias e Corregedorias dos Tribunais de Contas. A participação também está aberta às demais instituições interessadas. As inscrições podem ser feitas no link http://www.tce.pa.gov.br/sigaacompanhamento/Aplicacao/PaginasExternas/Autenticacao.aspx?token=u/8WHIr+k2BFefLsdFNn7iIX1FqzjJ0yZHJz09+4YRzdqrM7e0jH1w==

O Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas abordará os desafios dos novos tempos, gestão de riscos, ética, teletrabalho, proteção de dados do cidadão, desempenho das instituições e oportunidades de relacionamentos com o controle social, o combate ao assédio moral e sexual, além do equilíbrio entre legalidade, legitimidade e finalidade do papel de cada instituição, buscando consolidar a eficiência, efetividade e eficácia do ato administrativo praticado.

“Certamente teremos mais uma edição de pleno êxito e sucesso, dada a dedicação e competência dos Tribunais de contas organizadores”, afirma o conselheiro Gilberto Jales, do TCE-RN, presidente do Comitê Técnico de Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social, do IRB.

Um dia antes do encontro (27/09), ocorrerão encontros técnicos, específicos e exclusivos, voltados para os membros e servidores das Ouvidorias e das Corregedorias, a fim de discutir e alinhar questões atinentes à atuação e melhoramento destas unidades técnicas, troca de experiências e boas práticas.

O ENCO 2021, a exemplo das edições anteriores, conta com apoio institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (AUDICON), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (ABRACOM).

Confira aqui a programação do evento: https://www.tce.pa.gov.br/index.php/enco2021#apresentacao