Atualizado em 13/04/2021

Tribunal de Contas volta a receber Selo A3P pelo trabalho desenvolvido na área ambiental

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) foi contemplado, mais uma vez, com o selo A3P, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente, por implementar a Agenda Ambiental na Administração Pública em 2020. O TCE aderiu a A3P em março de 2018, desenvolvendo ações que buscam obter eficiência na atividade pública ao mesmo tempo em que promove a preservação do meio ambiente.

A A3P é um programa que busca incorporar os princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades da Administração Pública, através do estímulo a ações que vão desde a mudança nos investimentos, compras e contratações de serviços pelo governo, passando pela sensibilização e capacitação dos servidores pela gestão adequada dos recursos naturais utilizados e resíduos gerados, até a promoção da melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A agenda ambiental tem como princípios a política dos 5 R's: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos.

No âmbito do TCE-RN, a analista administrativa e coordenadora da Sustentabilidade, Marilia Cunha Lima, cita como ações executadas a coleta seletiva de resíduos sólidos, sensibilização e capacitação de agentes públicos, campanhas educativas para economia de energia e água, redução significativa de copos descartáveis, ecofonte, doações e auditorias ambientais, entre outras ações.