Atualizado em 12/11/2020

Pleno aprova voto de pesar pelo falecimento do conselheiro aposentado Alcimar Torquato

Os conselheiros do Tribunal de Contas de Estado (TCE-RN) aprovaram nesta quinta-feira (12/11), durante sessão do Pleno, voto de pesar pelo falecimento do conselheiro aposentado Alcimar Torquato, ocorrida na terça-feira (11/11), aos 79 anos, em Natal.

A elaboração e leitura do voto ficaram a cargo da conselheira Adélia Sales, com quem Torquato tinha estreita relação de amizade. Ela chegou a se emocionar durante a leitura da homenagem. Na ocasião, os demais conselheiros consignaram o voto e manifestaram sentimento de pesar individualmente. O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Thiago Guterres, rendeu homenagem ao conselheiro aposentado e prestou solidariedade em nome do MPC.

O conselheiro Carlos Thompson, também emocionado, prestou suas condolências e lembrou das homenagens recentes rendidas a Alcimar Torquato pela gestão do presidente Poti Júnior: a presença entre os homenageados pela última edição da Revista do TCE e a iniciativa de denominar o Auditório Alcimar Torquato. Gilberto Jales transmitiu condolências de Tribunais e conselheiros de outros estados.

Confira a íntegra do voto de pesar:

 

VOTO DE PESAR

"No início da noite de ontem recebemos a lamentável notícia do falecimento do nosso querido Conselheiro Alcimar Torquato.

Formado em medicina, com especialização em psiquiatria, Alcimar iniciou sua vida profissional no oeste potiguar, se credenciando a partir dai, como reconhecimento do seu peculiar humanismo, ao exercício de dois mandatos de deputado estadual, inclusive sendo presidente da Assembleia Legislativa do nosso Estado e, nessa condição, chegando a assumir a chefia de governo.

Nomeado Conselheiro deste Tribunal, aqui foi cinco vezes presidente, atuou e presidiu as duas câmaras, além de exercer as funções de vice-presidente, corregedor, ouvidor e diretor da Escola de Contas Severino Lopes, pautando sua atuação com senso de justiça e honestidade.

Lembro bem da prestigiada sessão destinada à sua despedida, Plenário lotado e com presença maciça e voluntária dos servidores da Casa, ele mesmo resumiu, de forma emocionada, o tempo que esteve no exercício do cargo: “Aqui fiz amigos. Cumpri o que prometi no primeiro dia nesta casa. O que realizei foi pensando no próximo”.

Essa frase por ele mesmo pronunciada, na manhã derradeira de sua atuação de Conselheiro deste Tribunal de Contas, resume a essência de Alcimar Torquato: amizade, solidariedade, sensibilidade humana, carisma pessoal, espírito público e, sobretudo, vontade de servir ao próximo.

Com ele tive relação fraternal de amizade, que a convivência diária solidificou, e dele sempre ouvi palavras acolhedoras e carregadas de sentimento. Aliás, todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo certamente terão testemunho de sua generosidade e sua inequívoca vontade de fazer o bem.

Hoje, logo ao chegar no prédio do nosso Tribunal, passei pelo auditório e lá fiz uma oração, olhando para a homenagem que a ele fizemos, por feliz sugestão do Conselheiro Tarcísio Costa, e por todos acolhida, ao nominar aquela sala de “Auditório Alcimar Torquato de Almeida.”

Nada mais justo. Alcimar lembra compartilhamento e convivência, e o auditório é local bem adequado para reverenciarmos sua memória, lembrando que, sendo passageira, o que importa na vida são os gestos.

Nesse momento de tristeza e luto, deixo, em meu nome e também dos meus colegas conselheiros, abraço sincero de solidariedade à Dra. Neide Torquato, por meio de quem enviamos nossos sentimentos a toda família do nosso querido Alcimar, rogando a Deus que lhes concedam resignação, força e conforto para enfrentar essa imensa e dolorosa perda."