Atualizado em 11/03/2020

Governo do Estado e Prefeitura garantem apoio às Olimpíadas dos Tribunais de Contas em Natal

Foto: Sandro Menezes/ASSECOM/RN

O Governo do Estado e a Prefeitura de Natal garantiram apoio às Olimpíadas dos Tribunais de Contas que serão realizadas pela primeira vez no Rio Grande do Norte, entre os dias 9 e 15 de novembro, com expectativa de reunir mais de 1.500 pessoas. Em sua oitava edição, o evento foi batizado de OTC do Sol, em homenagem à capital potiguar, sede dos jogos, e terá abrangência internacional por incluir representantes de países do Mercosul.

A OTC é organizada pela Associação Nacional Olímpica, Recreativa, Cultural e Social dos Tribunais de Contas do Brasil (ANOSTC), sempre com apoio do Tribunal de Contas anfitrião, no caso o TCE-RN. A diretoria da ANOSTC esteve em Natal para divulgar a OTC do Sol e firmar parcerias com instituições locais. A comitiva foi recepcionada pelo presidente do TCE, Poti Júnior, que os acompanhou, juntamente com o coordenador local das olimpíadas, Maurício Maeterlink, nas visitas aos representantes do poder público.

Na segunda-feira (10/03), o grupo visitou a governadora Fátima Bezerra, que assegurou disposição da equipe do Governo com a organização do evento. “Temos toda a alegria e honra de sediar um evento desta magnitude. O Governo fará o melhor para colaborar com a organização e fazer o melhor evento”, afirmou ela. A parceria envolve a utilização de espaços como o Centro de Convenções, a Arena das Dunas e o Ginásio Professor Marcelo de Carvalho (DED), além da cooperação com pessoal da área esportiva e de segurança.

Nesta terça-feira (11/03), foi a vez de visitar a Prefeitura de Natal. Como o prefeito Álvaro Dias estava viajando, a comitiva foi recebida pelo secretário chefe do Gabinete Civil, Fernando Fernandes, pelos secretários de Esportes, Danielle Mafra, e Turismo, Joham Xavier. Na ocasião, Fernandes também garantiu apoio no que concerne à competência do Município como cessão de praças esportivas, além de apoio logístico da Guarda Municipal e da Secretaria de Trânsito.

O presidente Poti Júnior ressaltou a importância das parcerias e os benefícios da OTC para o Estado e a cidade. “Além de apoiar a confraternização e o bem-estar dos servidores dos Tribunais de Contas, um evento como esse tem impacto direto da economia e turismo”, afirmou o conselheiro, acrescentando: “A expectativa é muito boa, com a presença de mais de 1,5 mil pessoas, entre os servidores que participam dos jogos e os acompanhantes, aqui no estado durante uma semana.”

O presidente da ANOSTC, Evandro Arruda, que é servidor do TCE do Paraná, fez uma avaliação positiva da visita a Natal. “Foi de suma importância para a OTC. Definimos praticamente todas as tratativas que faltavam para finalizar o fechamento do projeto olímpico, hotéis, transporte, locais do evento, parcerias e outros. Tenho certeza que este grande evento será surpreendente”, afirmou. Ele ressaltou durante as visitas que a OTC é custeada com recursos arrecadados pela ANOSTC com as inscrições dos participantes.

A OTC agrega atletas, entre membros, servidores e colaboradores dos Tribunais de Contas, das mais variadas faixas etárias em competições nas modalidades de atletismo, basquete, beach tênis, bocha, boliche, dama, futebol society, futsal, futevôley, natação, pebolim, pesca, pôquer, sinuca, tênis de campo, tênis de mesa, tiro esportivo, vôlei, tênis de mesa, tiro esportivo, truco e xadrez e dominó.