Atualizado em 29/10/2018

TCE comemora Dia do Servidor com reabertura de biblioteca, inauguração da Sala Verde e palestra

Jorge Filho

O Dia do Servidor foi celebrado, no Tribunal de Contas do Estado, com a inauguração do novo espaço da biblioteca, o lançamento da Sala Verde, palestra educativa com o tema “Livro e Leitura na Perspectiva da Sociedade Contemporânea”, a cargo da doutora em Ciência da Informação e professora da UFRN, Gabrielle Francinne, apresentações culturais e sorteio de brindes. “Estas ações são simbólicas. Trata-se de um esforço continuo buscando dotar nossos servidores das melhores condições de trabalho possível”,  enfatizou o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales. Participaram da solenidade, ainda, o vice-presidente do TCE, conselheiro Tarcisio Costa e a deputada estadual Cristiane Dantas.

O primeiro evento foi a reinauguração da biblioteca Ministro Tavares de Lyra, espaço que deverá concentrar  toda legislação pertinente ao Estado e aos municípios do Rio Grande do Norte. A proposta é disponibilizar informação, atuando com transparência, inclusive disseminando conteúdo num portal de dados abertos. “Estamos trabalhando isso com o Instituto  Metrópole Digital”, informou o presidente do TCE. Na ocasião, o servidor da Biblioteca, Lineu Chaves, fez um agradecimento especial a professora Marlúsia Saldanha, coordenadora da Escola de Contas, pelo trabalho em prol do fortalecimento do espaço da biblioteca.

Em seguida, no hall de entrada, foi inaugurada a Sala Verde, espaço certificado pelo Ministério do Meio Ambiente, com objetivo de difundir informações com foco no meio ambiente. Coordenadora do projeto “Ser TCE”, a servidora Marília Cunha Lima aproveitou para destacar o serviço público como uma função que precisa ser exercida com “ética, compromisso e responsabilidade”. “Para ser servidor público é preciso  ter vocação, vemos a causa de servidor a sociedade”, destacou o conselheiro Gilberto Jales, lembrando que precisa prestar contas a sociedade e tem que se renovar, “a população exige isso”.

A programação teve prosseguimento com a homenagem aos servidores do TCE,  de uma forma diferenciada e carinhosamente  surpreendente, no auditório da Corte de Contas.  À começar pela apresentação de técnicas do CAS - Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez , com a recitação do poema “Rosa de Hiroxima” de Vinicius de Moraes, em libras, com a participação de uma intérprete.  As comemorações no dia em que também é celebrado o dia nacional do livro, seguiu com a palestra “o livro e a leitura na perspectiva da sociedade contemporânea” proferida pela professora de biblioteconomia da UFRN, Gabrielle Francinne de Souza carvalho Tanus.  Durante a exposição do tema a professora falou sobre o livro, suas transformações e desconstruções ao longo do tempo e também sobre como a tecnologia proporcionou diferentes suportes e formatos para a leitura. 

O evento foi encerrado com  apresentação  do coral  Canto de Contas, sob a regência do maestro Fábio Cruz, e com sorteio de brindes para os servidores, ocupantes de cargo exclusivamente em comissão, estagiários, bem como os prestadores de serviço que  desenvolvem atividades no âmbito deste tribunal. teve ainda exposição de livros no hall de entrada do tribunal, a cargo das editoras da UFRN, IFRN,  editora Comunique e a editora SIABI – sistema de automação de bibliotecas.