Atualizado em 05/10/2018

TCE adere a Outubro Rosa e realiza palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Jorge Filho

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) realizou nesta  sexta - feira (05) a  palestra ‘Outubro Rosa  um toque pela vida - Prevenção ao Câncer de Mama’, para prevenção e conscientização acerca do câncer de mama, .

Organizada pelo Setor médico do TCE e pelo setor de sustentabilidade,  a palestra contou com a parceria com o Grupo Reviver. Criado em 2012 o Grupo é formado por mulheres natalenses que pessoalmente enfrentaram o câncer de mama ou que ainda passam por tratamento quimioterápico, aliadas a amigas que vivenciaram e/ou vivenciam de perto a doença, tratamento e dificuldades das mulheres acometidas pelo câncer de mama. Durante o momento, a enfermeira Monica Ribeiro Dantas Bezerra, a Advogada e Procuradora do Estado Idaisa Mota Cavalcanti, a Consultora Fabiana Gondim e a Empresária Mariana Melo, que integram o Grupo Reviver, falaram sobre a doença, a importância do autoexame para a prevenção e contaram sobre suas experiências e superação da doença.   

Direcionada ao público interno feminino do TCE, a exposição teve como objetivo central orientar as servidoras sobre a prevenção do câncer de mama e conscientizar sobre a importância de realização dos exames preventivos.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.Segundo dados do INCA - Instituto Nacional de Câncer, no Rio Grande do Norte a estimativa é de que 800 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados este ano, um terço deles só em Natal.

As formas mais eficazes para detecção da doença nas fases iniciais são o exame clínico da mama e a mamografia, que devem ser feitos regularmente, após os 35 anos, mesmo quando não há sintomas. Ter na família um parente de primeiro grau que teve câncer de mama ou ovário antes dos 50 anos, estar acima do peso, ser sedentário ou fumante eleva os riscos de incidência.