Atualizado em 14/08/2018

TCE capacita servidores de Controladorias para atividades de Auditoria Operacional

Jorge Filho

Capacitar servidores para avaliar a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade da gestão pública e, nesse sentido, promover avanços significativos e aprimoramentos das políticas públicas ao nível estadual e municipal. Estes os objetivos do curso de Auditoria Operacional, ministrado pelo Tribunal de Contas do Estado, através da Escola de Contas, atendendo 29 servidores das Controladorias Gerais do Estado e do Município de Natal.

“O Curso de Auditoria Operacional, envolvendo estes três importantes órgãos de controle em âmbito estadual, marca uma nova etapa nas atribuições do controle interno e representa importante aperfeiçoamento da capacitação técnica dos servidores desses órgãos na realização das atividades de auditoria”, informou a auditora de controle externo, Susana Acle, uma das instrutoras. A proposta está inserida no Projeto de Fortalecimento dos Controles Internos que o TCE/RN está implementando junto às Controladorias Estadual e Municipal.

Realizado no período de 06 a 10 de agosto na sala de treinamento da Escola de Contas, a programação constou de cinco módulos abrangendo as etapas essenciais da auditoria operacional, tais como: conceitos básicos, planejamento, técnicas de diagnóstico, papeis de trabalho, execução da auditoria e elaboração do relatório de auditoria. O curso também contou com a realização de exercícios práticos baseados no material didático ofertado pelo Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União.

Além de Susana, as aulas foram ministradas pelo diretor da Inspetoria de Controle Externo do TCE, José Monteiro Filho.