Atualizado em 10/05/2018

Alunos do programa de Residência em TI apresentam andamento dos projetos durante workshop no TCE

Jorge Filho

Integrantes do programa de Residência em Tecnologia da Informação, fruto de uma parceria entre Tribunal de Contas do Estado e Instituto Metrópole Digital da UFRN, apresentaram nesta quinta-feira (10), no auditório do TCE, o andamento dos projetos em execução. Foi o segundo workshop para apresentação dos projetos tocados pela turma 2018, a primeira do programa.

Foram apresentados nove projetos, sendo cinco capitaneados por servidores do TCE que também participam do programa, e outros quatros de grupos formados por estudantes do IMB. Na ocasião, os envolvidos fizeram uma comparação entre a primeira apresentação, no início do ano, e a situação atual do projeto, detalhando o cronograma e seus objetivos.

O presidente do TCE, Gilberto Jales, enfatizou a importância da parceria com o IMB/UFRN, tanto para a experiência dos estudantes quanto para o desenvolvimento de novas tecnologias para a atividade de controle externo. “Nos dias atuais, a atividade de controle externo é cada vez mais cobrada. A tecnologia ajuda a chegar mais rápido e dar mais eficiência à atividade”.

Inaugurado em outubro de 2017, o programa de Residência em TI, além da formação e aperfeiçoamento profissional, tem como resultado o desenvolvimento de sistemas de inovação tecnológica que vai contribuir na celeridade e qualificação do controle externo exercido pelo TCE, além de promover avanços em áreas consideradas estratégicas.

Realizado pela UFRN, através do Instituto Metrópole Digital, o curso inspirado nas residências médicas inova ao agregar áreas como direito e tecnologia, promovendo uma aula teórica por semana e nos demais dias investindo na prática, no desenvolvimento de projetos nas organizações envolvidas, no caso o TCE e o TRF.