Atualizado em 28/11/2017

TCE e Sebrae lançam Portal Licita Fácil para estimular pequenos empreendedores no RN

Jorge Filho

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) lançaram nesta terça-feira (28) o Portal Licita Fácil RN, que disponibiliza aos pequenos e microempreendedores os editais de licitações em curso no Estado. O objetivo é estimular o desenvolvimento do setor no RN.

Participaram do lançamento o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, o diretor da Escola de Contas Severino Lopes de Oliveira, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, o superintendente do Sebrae, Zeca Melo, o presidente da Federação dos Municípios do RN, Benes Leocádio, além de outras autoridades e representantes do setor produtivo do Estado.

O diretor da Escola de Contas, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, destacou a importância das micro e pequenas empresas para a economia potiguar. “Quando se prestigia a micro e pequena empresa está se prestigiando o maior gerador de empregos do Estado”, disse o conselheiro, que coordena o mesmo projeto a nível nacional através Associação dos Membros do Tribunais de Contas (Atricon).

O presidente do TCE por sua vez ressaltou que a Corte de Contas, por entender a importância do setor para o Estado, priorizou a criação do Portal, que utiliza a base de dados do TCE acerca das licitações em curso para informar aos empreendedores oportunidades de negócio. “Nós decidimos priorizar a criação do Portal, através da Diretoria de Informática, por entender a grande importância do microempreendedor para o Estado”, afirmou.

De acordo com o superintendente do Sebrae, Zeca Melo, há cerca de 160 mil empresas optantes do Simples Nacional no RN, o que representa 95% de toda a iniciativa privada existente no Estado. Dois terços dessas empresas estão nas 10 maiores cidades potiguares, principalmente Natal, Parnamirim e Mossoró. Em sua maioria, são revendedores de roupas, mercadinhos, salões de beleza e lanchonetes. “Queremos que o microempresário que tem uma padaria, uma oficina, possa fornecer produtos e serviços para as prefeituras da região e possam ter acesso a esse grande mercado”, apontou.

O Portal Licita Fácil RN pode ser acessado através do link: http://licitafacil.tce.rn.gov.br. É possível consultar as licitações em curso, cadastrar-se para receber atualizações acerca de novos certames em prefeituras, câmaras municipais, Governo do Estado, etc, entre outras funcionalidades.