Atualizado em 27/10/2017

Tribunal de Contas comemora Dia do Servidor com palestras e ações de saúde

Maria Gabrielle Figueiredo Xavier

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) realizou nesta sexta-feira evento em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro. Com o objetivo de reconhecer a contribuição dos servidores da Corte de Contas no exercício do controle externo, e controle dos gastos públicos, foi realizada uma intensa programação, que constou de um café da manhã, palestra educativa com foco no planejamento financeiro, feira de produtos orgânicos e atendimentos na área de saúde.  

O presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, que não teve como comparecer à comemoração em virtude de compromissos no Tribunal de Contas da União, gravou mensagem em vídeo para os servidores, destacando a data. “Com certeza, o combate à corrupção e as contas públicas vigiadas são efetivos neste Estado graças ao empenho de todos os servidores e servidoras do Tribunal. Queremos sempre com harmonia, paz e dedicação tornar mais efetivo o nosso trabalho”, disse.

Logo ao chegar ao TCE, o servidor foi recepcionado com uma artista tocando músicas clássicas e populares ao som do violino, ao mesmo tempo em que todos foram presenteados com uma bolsa ecológica, já utilizada na aquisição de produtos orgânicos na feirinha de orgânicos que se tornou tradicional na sexta-feira, sendo uma das ações estratégicas do Setor de Sustentabilidade. Ao mesmo tempo foi aberto o café, momento de confraternização entre todos os servidores, e realizados  atendimentos de limpeza bucal pela Uniodonto e medição de pressão e controle da glicemia, pela Unimed.

A partir das 9 horas foram realizadas as palestras "Alcançando o equilíbrio orçamentário via planejamento financeiro", e "Consumo consciente", a cargo dos  economistas Ricardo Valério (presidente do Conselho Regional de Economia - Corecon) e  Nelder Cavalvante. De forma sucinta, eles mostraram  os ciclos econômicos perpassados no Brasil, associados à crise, da época de D. Pedro I até a atualidade, passando então a dar dicas sobre o que denominaram de "economia comportamental", focando a necessidade do planejamento e da educação fundamental, definindo a diferença entre "necessidades" e "desejos".

A celebração do dia do funcionário público foi uma realização em parceria da presidência do TCE com o Sindicontas.