Atualizado em 14/07/2017

Presidente do TCE reúne servidores e apresenta consolidação do plano de diretrizes da gestão

Jorge Filho

Fazer muito, com pouco. Em tempos de crise, como a vivenciada hoje em todo o País, esta é a estratégia mais viável para as instituições, buscando resultados para a sociedade. A opinião foi apresentada pelo presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, em reunião com diretores, coordenadores e servidores do Tribunal de Contas, realizada nesta sexta-feira (14) pela manhã. Para ele, só há um caminho: trabalhar, trabalhar e trabalhar.

Na reunião foi feita uma síntese dos desafios da gestão, a partir do planejamento realizado pelas diretorias para o biênio e disseminados para conhecimento de todos os servidores. No caso do TCE, as ações são definidas nos setores e sistematizadas pelo Planejamento Estratégico, transformado no Plano de Diretrizes Anual – PDA, com metas e indicadores passíveis de serem monitorados.

Palavras como “modernizar”, “otimizar”, “implantar” e “reestruturar” integraram a tônica do discurso do Presidente,  ao lado do diretor da Escola de Contas, conselheiro Paulo Roberto, e do procurador geral do Ministério Público de Contas, Ricart César Coelho. “Somos um Tribunal pequeno, mas referência em muitas ações, como é o caso do Planejamento Estratégico, modelo para vários outros tribunais e que aqui não é uma peça de ficção, mas um setor ativo”, destacou.

Foram apresentadas as propostas de metas e ações de órgãos como a Consultoria Jurídica, Corregedoria, Ouvidoria, Núcleo de Sustentabilidade. Saúde, Comunicação Social, Escola de Contas e, principalmente, a Diretoria de Controle Externo, que engloba o papel principal da instituição. “Todos os setores são importantes e se integram nesta busca e conquista de resultados para a sociedade”, ressaltou.