Atualizado em 10/07/2017

Conselheiros e procurador do TCE são homenageados com medalha do mérito da Polícia Militar

Jorge Filho

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) foi uma das instituições homenageadas na solenidade do 183º aniversário da Policia Militar, realizada na manhã desta segunda-feira (10) no teatro Riachuelo. O presidente do TCE, Gilberto Jales, e o vice, conselheiro Tarcísio Costa, além do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Ricart César Coelho, foram agraciados com a Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga, concedida a personalidades que se distinguiram por serviços prestados à corporação ou à Segurança Pública no campo militar, científico, social ou econômico.

Criada em 27 de junho de 1834 com o nome de Corpo da Polícia da Província, com um efetivo de 40 homens, a corporação somente foi organizada no dia 04 de novembro de 1836, no governo de João José Ferreira de Aguiar. “São 183 anos de história, buscando manter a ordem, garantir a liberdade”, destacou o comandante geral da PM, coronel André Luiz Vieira de Azevedo, ao lado do governador do Estado, Robinson Faria e da Secretária de Estado, da Segurança e da defesa Social, Sheyla Freitas.

O teatro ficou lotado com militares e seus familiares prestigiando a celebração, iniciada com a apresentação de um vídeo institucional destacando a importância da corporação para a segurança dos cidadãos. Em seguida foram feitas homenagens a personalidades, com a entrega da medalha do mérito profissional Cel. PM Bento Manoel de Medeiros, direcionada a membros da Policia Militar e Civil que se destacaram no exercício de suas funções; em seguida a outorga da medalha domérito Policial Luiz Gonzaga e a medalha do mérito operacional, destinada aos militares que se destacaram no campo profissional.

Encerrando a solenidade, foi feita a concessão de promoção por bravura, entregue militares pelos resultados alcançadosou pelo exemplo deles emanados, a partir de apuração realizada em processo administrativo conduzido pela comissão de promoção de praças da PM ou do Corpo de Bombeiros do Estado.