Atualizado em 14/06/2017

TCE lança Programa de Gestão Ambiental e apresenta logotipo de campanha de sustentabilidade

Jorge Filho

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) lançou nesta quarta-feira (14)o lançamento do Programa de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, durante evento que contou com a apresentação da identidade visual e o logotipo da campanha de sustentabilidade a ser iniciada no âmbito da Corte de Contas. A criação é fruto de parceria do Tribunal com o curso de publicidade da Universidade Potiguar.

O presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, destacou a importância da iniciativa, que visa “melhorar o nível de conscientização, postura e conhecimento” acerca das questões ambientais.  “A sustentabilidade permeia toda a atividade humana e as instituições são indutoras. Elas cumprem esse papel através das pessoas que as compõem, que são a alma das instituições. A questão da sustentabilidade não pode ser deixada de lado”, disse o presidente. A coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade do TCE/RN, Marilia do Socorro Cunha Lima, acrescentou que as ações de sustentabilidade são hoje “mais do que uma opção, uma obrigação”.

O logotipo e a identidade visual da campanha de sustentabilidade foram apresentados pelo professor Thiago Garcia, que é coordenador da Agência Escola do curso de Publicidade da Universidade Potiguar. Toda a concepção da campanha foi elaborada pelos alunos da UnP, numa parceria com o Tribunal de Contas. De acordo com o professor, o conceito da marca busca traduzir a ideia de atitude e iniciativa dentro do TCE. “

O lançamento do Programa contou ainda com um painel sobre a sustentabilidade no setor público com a juíza-corregedora e presidente da Comissão Permanente de Gestão Ambiental do Tribunal de Justiça do RN, e a chefe do Setor de Responsabilidade Socioambiental da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, Yoanna Fernandes Guerra. No TJRN, as ações da Comissão chegaram a diminuir em 42,65% o consumo de papel em todas as unidades do Estado. Já no TRT várias ações foram realizadas, como a troca dos copos plásticos por copos de cerâmicas nas unidades do órgão, além da parceria com cooperativas de reciclagem, também realizada no âmbito do TJRN.

O Programa de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social surgiu através do projeto “Contando Ideias”, realizado em 2016, para incentivar o aprimoramento das atividades da Corte de Contas. A ideia vencedora foi da atual coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade do TCE/RN, Marilia do Socorro Cunha Lima. “Nós tínhamos como obrigação não deixar que a ideia ficasse apenas no papel e trazer para o Tribunal as iniciativas de sustentabilidade”, falou o presidente Gilberto Jales.

Um dos destaques do lançamento foi a feira de orgânicos montada no hall de entrada do Tribunal. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, a intenção é que ela passe a ser fixa, a depender da demanda. “A intenção é trazer produtos de qualidade para os servidores da casa”, disse.