Atualizado em 13/12/2016

Conselheiro Poti Júnior será homenageado com medalha do mérito pela Assembleia Legislativa

O conselheiro do TCE/RN, Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior, será homenageado com a medalha do Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A solenidade será realizada nesta quarta-feira (13), às 9h, em reconhecimento aos potiguares que contribuíram para o desenvolvimento do Estado.

Eleito duas vezes deputado estadual, Poti Júnior compõe o colegiado da Corte de Contas desde 2012, quando assumiu a vaga deixada pelo conselheiro aposentado Valério Mesquita, por indicação da própria Assembleia Legislativa. Atualmente, ocupa o cargo de Ouvidor de Contas e foi eleito recentemente para presidir a 2ª Câmara de Contas no biênio 2017/2018. Ele também foi prefeito do município de São Gonçalo por dois mandatos.

A Assembleia também entregará medalhas do Mérito Social e Mérito Cultural. Ao todo, serão agraciadas 12 personalidades: Monsenhor Ausônio Tércio, Cláudio Santos, Dom Jaime, Geraldo Melo, Poti Júnior, Pastor Martim Alves, Wilma de Faria, Augusto Maranhão, Diógenes da Cunha Lima, Flávio Freitas, Pedrinho Mendes e Ubirajara Galvão (in Memoriam).

São três homenagens distintas, de acordo com a lei instituidora, e os objetivos traçados pelos legisladores. A medalha do Mérito Legislativo foi criada pela resolução nº 0028, de 4 de julho de 2004, com o objetivo de agraciar pessoas que comprovadamente tenham oferecido contribuições de relevância para o crescimento do Rio Grande do Norte.

A medalha do Mérito Social “Maria do Céu Fernandes” foi criada pela resolução nº 0028 de 15 de maio de 2006, com o objetivo de agraciar pessoas que tenham se dedicado À causa social.

O Mérito Cultural “Câmara Cascudo” destina-se ao reconhecimento do trabalho dos artista para a manutenção das tradições potiguares e fomento da cultura . Surgiu por meio da resolução nº 0034 de 26 de novembro de 2008.

O evento, que marca o encerramento das solenidades da Assembleia em 2016, também contará com uma mostra do artesanato potiguar e exposição fotográfica de 10 fotógrafos que cobrem os trabalhos da Casa.

HOMENAGEADOS

Mérito Legislativo

- Monsenhor Ausônio Tércio, diretor do Colégio Diocesano Seridoense.

- Cláudio Santos, presidente do Tribunal de Justiça do RN.

- Dom Jaime, arcebispo metropolitano de Natal.

- Geraldo Melo, ex-governador.

- Poti Júnior, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

- Pastor Martim Alves, pastor presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no RN.

Mérito Social “Maria do Céu Fernandes”

Wilma de Faria, vice-prefeita de Natal.

Mérito Cultural “Câmara Cascudo”

- Augusto Maranhão, empresário e historiador.

-Diógenes da Cunha Lima, advogado e escritor.

- Flávio Freitas, arquiteto e artista plástico.

- Pedrinho Mendes, compositor e músico.

- Ubirajara Galvão (in Memoriam), arquiteto, pintor, ator e cenógrafo.

* Com informações da Assembleia Legislativa