Atualizado em 18/11/2016

Ouvidoria anuncia vencedores do programa Contando ideias com palestra motivacional

Jorge Filho

Um projeto com foco no desenvolvimento sustentável, elaborado pela servidora Marilia do Socorro Cunha Lima, foi o grande vencedor do programa “Contando ideias”, uma iniciativa realizada pela Ouvidoria em parceria com a Escola de Contas que busca valorizar iniciativas de inovação e aprimoramento das atividades do Tribunal de Contas, a partir de  ideias e ideais dos servidores. “Hoje em dia ações de sustentabilidade não é opção, sim questão de obrigação”, ressaltou a servidora, no momento da entrega da premiação, nesta sexta-feira (18).

Também foram premiados os projetos “Ferramenta importante para o Observatório da Inspetoria de Controle Externo”, de autoria do servidor Jailson Tavares; “Tribunal das Artes”, de Joselita Maria da Silva; “Qualidade de Vida no Tribunal” e “Aproximar TCE da Sociedade”, estes dois últimos de autoria do servidor André Gustavo. “Este foi um primeiro passo, dando oportunidade aos servidores de partilharem suas ideias em favor do bem comum”, destacou o conselheiro Francisco Potiguar, Ouvidor do TCE.

A divulgação do resultado foi abrilhantada pela palestra “Motivação no Setor Público”. Ministrada pelo auditor fiscal da prefeitura de Natal, Wanderley Franco.  Com a experiência de quem teve que superar várias dificuldades, em decorrência de ter perdido os braços aos quatro anos de idade, em decorrência de um acidente com energia elétrica, Wanderley contou aos presentes que teve que aprender tudo novamente – com a diferença de que ao invés das mãos, passou a utilizar os pés.

Dai as várias etapas que perpassou, como o apoio fundamental da sua família; o desafio da escolaridade, “estudava muito para tirar notas boas, ser o primeiro da classe e conseguir a bolsa de estudos”; até a conquista do emprego, passando no concurso público para auditor fiscal, o que o fez deixar Fortaleza. Agora, tendo sua história como exemplo, realizar palestras em escolas, dando dicas aos alunos sobre Enem, Fies e outras modalidades de acesso ao ensino superior.

Falando para os servidores públicos, mesmo num momento de crise, destacou a importância do conhecimento, da atualização do saber, da auto-estima e controle dos atos de cada um. “Não tenham medo de arriscar, sejam determinados, procurem ser referências para resolver os problemas e resgatem a criança dentro de vocês, agradeçam sempre e celebrem a vida”, disse, lembrando que precisamos, acima de tudo, “deixar um legado para a humanidade”.  Num momento em que “todo mundo está virando Uber”, em decorrência da crise, ouvir Wanderlei termina sendo um alento a mais para a esperança em um mundo melhor.