Atualizado em 23/06/2016

TCE firma acordo com MPF para ter acesso a sistema que otimiza análise de dados bancários

Jorge Filho

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) firmou acordo de cooperação técnica com o Ministério Público Federal para utilização do Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (SIMBA), que auxilia a análise de quebras de sigilo bancário e agiliza os procedimentos investigativos. 

O acordo foi assinado pelo presidente do TCE, conselheiro Carlos Thompson Fernandes, e o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot e terá duração de 60 meses. A cooperação inclui suporte técnico por parte da Secretaria de Pesquisa e Análise da Procuradoria-Geral da República para o uso do Sistema de Investigação.

O SIMBA é um conjunto de processos, módulos e normas para tráfego de dados bancários entre instituições financeiras e órgãos governamentais, que envolve sistemas de validação, transmissão e processamento de dados. Além de disponibilizar os módulos de transmissão e validação bancária, o Ministério Público Federal realizará as adaptações necessárias à realidade do Tribunal de Contas e o treinamento dos usuários, além da assessorar a implantação do Sistema.