Atualizado em 11/12/2015

Tribunal de Contas entrega Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz” a nove homenageados

Jorge Filho

O exercício do controle externo e o combate à corrupção integraram a tônica dos discursos realizados durante a entrega da Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, comenda outorgada pelo Tribunal de Contas do Estado para homenagear personalidades que, ao longo de sua existência e atuação profissional, prestaram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade. A solenidade foi realizada nesta desta terça-feira (11), no plenário do TCE.

Sob a presidência do conselheiro Carlos Thompson, o Tribunal de Contas homenageou as seguintes personalidades: presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos; deputado federal, advogado e empresário Felipe Catalão Maia; jornalista João Batista Machado;  empresário Flávio José Cavalcanti de Azevedo; vice-reitor e professor do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, engenheiro mecânico José Daniel Diniz Melo; presidente da Assembleia Legislativa, advogado Ezequiel Galvão Ferreira de Souza; o engenheiro agrônomo e professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Benedito Vasconcelos Mendes; desembargador federal Francisco Barros Dias e o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Luciano Silva Costa Ramos. 

Escolhido entre seus pares para fazer o discurso em homenagem aos agraciados, o conselheiro Tarcísio Costa relembrou Dinarte Mariz, denominando-o como “um homem solidário”. Em seguida, destacou o papel e a importância do controle externo, parafraseando o presidente do TCE, Carlos Thompson, quando falou que “nunca se combateu tanto a corrupção como nos dias atuais. E nesse passo, o desempenho dos tribunais de contas está sendo fundamental para combater essa erva daninha, que tanto mal faz à sociedade, afetando sobremaneira as classes menos favorecidas”.

Falando em nome dos homenageados, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza ressaltou que, muito maior do que a condecoração, a Medalha trazia consigo o peso da responsabilidade, “ e é a isso que conclamo a todos nós, agraciados, refletirmos. Se é verdade que esta Corte de Contas nos outorga, pelo critério de mérito, uma medalha por nossa atuação profissional, é verdade, também, que essas qualidades vistas pelos nossos benfeitores para a concessão da medalha não se podem encerrar nesta solenidade”. 

A mesa foi composta pelo governador Robinson Faria, senadores José Agripino e Garibaldi Alves Filho; representando o vice-prefeito de Natal, procurador geral do município, Carlos Castim; reitora da UFRN, Angela Paiva; presidente da Federação das Indústrias do Estado, Amaro Sales. Ainda participaram da solenidade parlamentares, membros da magistratura, forças armadas, ex-conselheiros, servidores, familiares e amigos dos homenageados.

Logo no inicío dos trabalhos, o Coral Canto de Contas fez a apresentação de duas músicas do cancioneiro popular: Caçador de Mim e Asa Branca, a primeira imortalizada na voz de Milton Nascimento e a segunda, Luiz Gonzaga.

Instituída em 2003, a concessão anual da Medalha do Mérito transformou-se em um evento tradicional na cidade. A escolha de Dinarte Mariz para nomear a comenda deve-se ao fato de ele ter dedicado a maior parte de sua vida à atividade política, transformando os cargos públicos que exerceu em instrumentos de defesa dos interesses coletivos e de promoção do bem-estar do povo que representou, especialmente como Governador do Estado e como membro do Congresso Nacional.