Atualizado em 30/09/2015

TCE colhe sugestões para levantamento acerca da governança na área da saúde

Jorge Filho

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) realizou nesta quarta-feira (30) um painel para colher sugestões acerca de levantamento a ser realizado sobre o perfil de governança e gestão na área de saúde. O levantamento será produzido de maneira coordenada pelos tribunais de contas de todo o Brasil a partir de questionários de autoavaliação enviados para os gestores públicos em março de 2016.

No TCE/RN, o levantamento está sendo realizado pela diretora de Administração Direta, Anne Carvalho, e pelo servidor da Diretoria de Administração Municipal, Aleson Amaral. O painel contou com a participação de representantes do Ministério Público Estadual, Secretaria Estadual de Saúde Pública, Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, da UFRN, Controladoria Geral do Município e Tribunal de Contas da União. A intenção é receber sugestões para  estruturar o levantamento. Interessados em contribuir podem utilizar o e-mail igovsaude.tcern@gmail.com.

O objetivo do levantamento é conhecer e avaliar as práticas e controles adotados pela alta gestão, visando criar um modelo referencial — gestores e sociedade — para aperfeiçoar as ações e os procedimentos das políticas públicas de saúde. Um acordo de cooperação técnica foi firmado com o Tribunal de Contas da União (TCU), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e com o Instituto Rui Barbosa (IRB).