Atualizado em 30/06/2015

Conselheiro participa no Equador de encontro sobre fortalecimento das instituições de controle externo

TCE/RN

O fortalecimento das auditorias coordenadas e o fortalecimento das entidades fiscalizadoras superiores. Esse foi o principal assunto debatido durante a VII Jornada da Eurosai (European Organisation of Supreme Audit Institutions)  – Olacefs (Organização Latinoamericana y del Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores), realizada de  24 a 26 de junho em Quito, capital do Equador, e do qual participou o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Gilberto Jales.

“Foi um evento magnifico, com uma metodologia que possibilitou a participação de todos os presentes, posicionando-se frente aos relevantes temas em discussão”, ressaltou o conselheiro Gilberto Jales. Jales destacou, na sessão do Pleno nesta terca-feira (30/06), a discussão de assuntos de interesse do controle externo, tais como a contribuição das auditorias para a sociedade, num mundo em crise; a disseminação de boas práticas, colaborando com a governança; a discussão em torno da transparência e do uso adequado dos dados, trabalhados com confiabilidade e ética.

De acordo com o Conselheiro, o encontro demonstrou a necessidade de haver uma maior sinergia entre as instituições de controle e os cidadãos, daí a implementação de propostas como a realização de audiências públicas e de cursos à distância, entre outras estratégias que estão sendo aplicadas pelos tribunais.

Também destacou a apresentação da Agenda do Desenvolvimento Sustentável e o cumprimento das metas do milênio, desafios apresentados pela Organização das Nações Unidas para a sociedade, que todas as organizações podem e devem ajudar a minimizar.

Todo o material discutido está sendo compilado e será apresentado, até o final do ano, em novo encontro realizado pelas duas instituições parceiras.