Atualizado em 19/12/2014

Thompson assume o Tribunal de Contas buscando fortalecimento da instituição

Jorge Filho

“O desafio que me atribuo é de fazer uma escorreita gestão, não apenas sob o ponto de vista meramente formal, mas também e, sobretudo, de atuar com vistas ao fortalecimento institucional deste Tribunal, conferindo-lhe, por essa via, eficácia e efetividade no combate incessante ao desperdício do dinheiro público e à corrupção, evidenciando, assim, em última ratio, dentre as instituições republicanas representativas de nosso Estado, resultados concretos no cumprimento de suas competências constitucionais”.

As palavras são do conselheiro Carlos Thompson Fernandes, proferidas ontem pela manhã, na sua posse no cargo de presidente do Tribunal de Contas do Estado no biênio 2015/2016, ocasião em que ainda foram empossados os novos dirigentes do TCE, no cargo de vice-presidente a conselheira Adélia Sales; presidente da 1ª Câmara de Contas, conselheiro Gilberto Jales; presidente da 2ª Câmara, conselheiro Renato  Costa Dias; diretor da Escola de Contas, conselheiro Tarcísio Costa; corregedor, conselheiro Paulo Roberto e ouvidor, conselheiro Poti Júnior.

Numa única palavra, Thompson Fernandes resumiu o significado do seu mandato à frente do TCE: responsabilidade. “É sob essa perspectiva que idealizo no meu íntimo a função que desempenharei a partir deste ato”, disse, enfatizando a necessidade de mudanças, buscando o aprimoramento e fortalecimento do controle externo, “gerir a coisa pública é administrar bem alheio, de terceiros, e para tanto não deve haver espaço para o improviso e submissão a interesses destoantes, mas àquilo que se acha digno de atenção: gerir o que é dos outros com o mais absoluto zelo, dedicação, lealdade e honestidade!”, ressaltou.

Despedindo-se da presidência, o conselheiro Paulo Roberto Alves dividiu o seu discurso em dois momentos, o primeiro relembrando os principais feitos da sua gestão, como a realização do curso superior de tecnólogo em gestão pública, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que beneficiou 31 servidores que só tinham Ensino Médio; a contratação de 66 novos servidores a partir de concurso público e a revisão do Plano de Cargos, o avanço das auditorias operacionais e o novo site, entre outras ações e o trabalho executado pela Escola de Contas. “Deixo para a nova gestão recursos em caixa para iniciar a construção da sede da Escola de Contas, no terreno vizinho do TCE”, disse.

A solenidade teve ainda discursos do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Luciano Ramos e do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes. O primeiro ressaltou o ciclo histórico que passa as cortes de contas e a expectativa criada em torno da nova gestão.  Já o Ministro do TCU lembrou do pacto pela governança que está sendo proposto pela Corte de Contas da União em parceria com os TCs do País. “É necessário planejar. É necessário dialogar”, enfatizou.

Prestigiaram a solenidade  a governadora Rosalba Ciarlini; o governador eleito, Robinson Faria; o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho; o presidente do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes; o senador José Agripino; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta; o desembargador  do Tribunal de Justiça, Aderson Silvino; o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves; o desembargador José Barbosa Filho – Representante do TRT – 21ª Região; o desembargador Marcelo Navarro Ribeiro Dantas – Presidente do Tribunal Regional Federal 5ª Região e o deputado federal, Felipe Maia, além de outras autoridades.

Veja, em anexo, o discurso de posse do conselheiro Thompson Fernandes no cargo de presidente do TCE.

Clique aqui para efetuar o download do anexo desta Notícia