SISTEMA INTEGRADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO FISCAL DO ESTADO_SIGEF/RN

Não há turmas abertas para este curso


SISTEMA INTEGRADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO FISCAL DO ESTADO_SIGEF/RN


LOCAL: SALA DE TREINAMENTO DA ESCOLA DE CONTAS - TCE/RN.


DATA: - 27 E 28 DE AGOSTO.


HORÁRIO: DAS 8HS ÀS 12HS.


INSTRUTORAS: SAMANTHA ESCOBAR PERAÇA

                       RAIANNE DANTAS DE ASSUNÇÃO CRUZ       


PÚBLICO-ALVO: O CURSO É VOLTADO PARA OS SERVIDORES LOTADOS NAS UNIDADES TÉCNICAS DE CONTROLE EXTERNO QUE ATUAM NA FISCALIZAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICO DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL.


OBJETIVO: CAPACITAR O CORPO TÉCNICO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE NA UTILIZAÇÃO DAS FUNCIONALIDADES DE CONSULTAS E RELATÓRIOS CONTÁBEIS, ORÇAMENTÁRIOS E FINANCEIROS GERADOS PELO SISTEMA INTEGRADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO FISCAL - SIGEF/RN, PARA SEREM UTILIZADOS NO ÂMBITO DAS AÇÕES FISCALIZATÓRIAS.


METODOLOGIA: O CURSO MESCLA CONTEÚDO TEÓRICO E DEMONSTRAÇÕES PRÁTICAS DAS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • APRESENTAÇÃO DO PROJETO SIGEF COMO UM TODO.
  • APRESENTAÇÃO DO SISTEMA SIGEF/RN, O PORTAL DE ACESSO, O PADRÃO DAS INTERFACES (MANTER, LISTAR, ASSOCIAR, RELACIONAR), CARACTERÍSTICAS E CONCEITOS DO SISTEMA.
  • MÓDULO DE SEGURANÇA: PRIMEIRO ACESSO, PERFIL DE USUÁRIO, SENHA E CONTRA-SENHA.
  • MÓDULO DE AVISOS E BIBLIOTECA: USO DO MÓDULO DE AVISOS - LEITURA E RELATÓRIOS ASSÍNCRONOS.
  • EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA (PARTE TEÓRICA/CONCEITUAL): PROCESSO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA; INÍCIO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA: CONCEITOS BÁSICOS DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GRUPO DE PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA; ALTERAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS, BEM COMO OS DOCUMENTOS E REGISTROS CONTÁBEIS GERADOS; DESCENTRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS (DC E NC), BEM COMO OS REGISTROS CONTÁBEIS GERADOS; PRÉ-EMPENHO DA DESPESA, BEM COMO OS REGISTROS CONTÁBEIS GERADOS; EMPENHO DA DESPESA, BEM COMO OS REGISTROS CONTÁBEIS GERADOS.
  • EXECUÇÃO FINANCEIRA (PARTE TEÓRICA/CONCEITUAL): PROCESSO DE EXECUÇÃO FINANCEIRA; CERTIFICAÇÃO DA DESPESA; LIQUIDAÇÃO DA DESPESA, BEM COMO OS DOCUMENTOS E REGISTROS CONTÁBEIS GERADOS; REPASSE FINANCEIRO; PREPARAÇÃO PAGAMENTO, BEM COMO OS REGISTROS CONTÁBEIS GERADOS; ORDEM BANCÁRIA, BEM COMO OS REGISTROS CONTÁBEIS GERADOS. EXECUÇÃO FINANCEIRA (PARTE PRÁTICA): CONSULTAS E RELATÓRIOS CONTÁBEIS, ORÇAMENTÁRIOS E FINANCEIROS.


OBSERVAÇÃO 01: O REGISTRO DA PRESENÇA É OBRIGATÓRIO NO INÍCIO DE CADA TURNO (01 ASSINATURA PELA MANHÃ E 01 ASSINATURA A TARDE), DE ACORDO COM A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO.


OBSERVAÇÃO 02: PARA TER DIREITO AO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO, SERÁ EXIGIDA A COMPROVAÇÃO DE PRESENÇA EM 75% (SETENTA E CINCO POR CENTO) DA CARGA HORÁRIA FINAL DO EVENTO.


OBSERVAÇÃO 03: A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO NÃO DISTRIBUIRÁ MATERIAL DE EXPEDIENTE COM OS PARTICIPANTES (CRACHÁ, BLOCO, CANETA E PASTA) SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DO PROJETO DE SUSTENTABILIDADE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • APRESENTAÇÃO DO PROJETO SIGEF COMO UM TODO.
  • APRESENTAÇÃO DO SISTEMA SIGEF/RN, O PORTAL DE ACESSO, O PADRÃO DAS INTERFACES (MANTER, LISTAR, ASSOCIAR, RELACIONAR), CARACTERÍSTICAS E CONCEITOS DO SISTEMA.
  • MÓDULO DE SEGURANÇA: PRIMEIRO ACESSO, PERFIL DE USUÁRIO, SENHA E CONTRA-SENHA.
  • MÓDULO DE AVISOS E BIBLIOTECA: USO DO MÓDULO DE AVISOS - LEITURA E RELATÓRIOS ASSÍNCRONOS.
  • EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA (PARTE TEÓRICA/CONCEITUAL): PROCESSO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA; INÍCIO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA: CONCEITOS BÁSICOS DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GRUPO DE PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA; ALTERAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS, BEM COMO OS DOCUMENTOS E REGISTROS CONTÁBEIS GERADOS; DESCENTRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS (DC E NC), BEM COMO OS REGISTROS CONTÁBEIS GERADOS; PRÉ-EMPENHO DA DESPESA, BEM COMO OS REGISTROS CONTÁBEIS GERADOS; EMPENHO DA DESPESA, BEM COMO OS REGISTROS CONTÁBEIS GERADOS.
  • EXECUÇÃO FINANCEIRA (PARTE TEÓRICA/CONCEITUAL): PROCESSO DE EXECUÇÃO FINANCEIRA; CERTIFICAÇÃO DA DESPESA; LIQUIDAÇÃO DA DESPESA, BEM COMO OS DOCUMENTOS E REGISTROS CONTÁBEIS GERADOS; REPASSE FINANCEIRO; PREPARAÇÃO PAGAMENTO, BEM COMO OS REGISTROS CONTÁBEIS GERADOS; ORDEM BANCÁRIA, BEM COMO OS REGISTROS CONTÁBEIS GERADOS. EXECUÇÃO FINANCEIRA (PARTE PRÁTICA): CONSULTAS E RELATÓRIOS CONTÁBEIS, ORÇAMENTÁRIOS E FINANCEIROS.