MEDIA TRAINING E POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO

Não há turmas abertas para este curso


CURSO: MEDIA TRAINING E POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO


DATA:  DIA 01 DE JUNHO - MANHÃ (DAS 8H30MIN ÀS 12H30MIN) E TARDE (DAS 13H30MIN àS 17H30MIN)

          DIA 02 DE JUNHO - MANHÃ (DAS 8H30MIN ÀS 12H30MIN)

          DIA 23 DE JUNHO - MANHÃ (DAS 8H30MIN ÀS 12H30MIN)


OBJETIVO: O objetivo do treinamento é que “o participante aprenda como melhorar a qualidade da relação com a mídia e o fortalecimento da imagem institucional, obtendo mais qualidade e assertividade no trabalho com a imprensa, mais habilidades para lidar com jornalistas, blogueiros e produtores de conteúdo. Além disso, a capacitação também resultará na aprovação da Política de Comunicação do TCE/RN”. A equipe da Assessoria de Comunicação Social – ASCOM, responsável pela capacitação, complementa, informando que “não se trata apenas de um treinamento, mas sim de um trabalho coletivo permanente de fortalecimento e aperfeiçoamento da comunicação institucional, nos seus aspectos internos e externos, assim como contribuir para tornar o atendimento à mídia uma oportunidade para divulgar, de forma clara, o conceito e as atividades da organização, trabalhando a imagem positiva da organização na sociedade”.


INSTRUTOR: EUGÊNIO PARCELLE D SILVA


LOCAL: SALA DE TREINAMENTO DA ESCOLA DE CONTAS


PÚBLICO-ALVO: o curso é direcionado aos Diretores e/ou Coordenadores, bem como aos representantes indicados pelos gabinetes dos Conselheiros, Auditores e Procuradores.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • DIA 01 DE JUNHO DE 2017 (MANHÃ):

– Abertura;

– Apresentação – objetivos e justificativas do encontro;

– Detalhamento da programação

– Tema 01: COMUNICAÇÃO E TCE – REFLEXÕES CONCEITUAIS

  • Simulação de enquete
  • TCE – que órgão é este (olhar pra dentro antes de olhar para fora): i) Autoreflexão sobre identidade x imagem da organização; ii) Fatores de vulnerabilidade e crise
  • Comunicação, o que é? (discussão sobre um conceito): Complexidade da comunicação hoje – novas mídias e imagem institucional
  • Reconectando: o trabalho da mídia com os objetivos organizacionais – Perspectivas para o futuro (exercício).
  • DIA 01 DE JUNHO DE 2017 (TARDE):

– Tema 02: MÍDIA NA PRÁTICA

  • O que pode ser notícia na sua organização: aprendendo a reconhecer fatos
  • Boa notícia: que interesse ela tem?
  • Fatores de vulnerabilidade e crise: Entendendo o ambiente da mídia
  • Como funciona a imprensa
  • O que é pauta?
  • (tarefa – reconhecendo ações do setor que podem se transformar em noticia – fazer pauta)
  • Como funciona o trabalho da assessoria de imprensa
  • Com quem eu falo? Reconhecendo veículos e editorias que podem ter interesse na sua organização
  • Quem são os produtores de conteúdo?
  • Como se relacionar com jornalistas, blogueiros e outros produtores de conteúdo: Interação com imprensa e novas mídias
  • O que você tem a dizer? Prepare-se
  • Organização do discurso: como introduzir o assunto, levar para a discussão central e fazer a conclusão com objetividade e persuasão
  • Assessoria de imprensa x relacionamento com a imprensa
  • Os instrumentos básicos de interação: aviso de pauta, sugestão de pauta, entrevista individual e entrevista coletiva Imagens, personagens e elementos auxiliares: O porta voz: quem fala pela organização
  • Como escolher o(s) porta voz(es)
  • Postura, discurso, visual, escuta, recursos vocais – Laboratório: simulação, auto avaliação e feedbacks
  • Treinamento prático
  • Como tratar o jornalista e o que esperar
  • Entrevista por telefone, entrevista por email, entrevista presencial, participação em chat, entrevista ao vivo em rádio, TV e internet: quantidade, qualidade e organização das informações (construção de frases, tempo, escolha das palavras)
  • Cases
  • Avaliando resultados (Agenda setting)
  • DIA 02 DE JUNHO DE 2017 (MANHÃ):

– Tema 03: COMUNICAÇÃO DO TCE – IMPACTOS E RESULTADOS

  • Nossos produtos
  • O que somos?
  • O que queremos ser?
  • Plano de ação – apresentação de cada produto, finalidade e resultados
  • O que é - Politica de Comunicação do TCE: entrega da proposta para avaliação
  • DIA 23 DE JUNHO DE 2017 (MANHÃ):

– DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO TCE: discussão e aprovação da Politica de Comunicação e encaminhamento para a presidência, que fará os ajustes necessários e submeterá a aprovação do plenário.


Tema 01: COMUNICAÇÃO E TCE – REFLEXÕES CONCEITUAIS

Tema 02: MÍDIA NA PRÁTICA

Tema 03: COMUNICAÇÃO DO TCE – IMPACTOS E RESULTADOS

  • DIA 01 DE JUNHO DE 2017 (TARDE): 
  • Simulação de enquete
  • TCE – que órgão é este (olhar pra dentro antes de olhar para fora): i) Auto reflexão sobre identidade x imagem da organização; ii) Fatores de vulnerabilidade e crise
  • Comunicação, o que é? (discussão sobre um conceito): Complexidade da comunicação hoje – novas mídias e imagem institucional
  • Reconectando: o trabalho da mídia com os objetivos organizacionais – Perspectivas para o futuro (exercício).


  • DIA 02 DE JUNHO DE 2017 (MANHÃ)O que pode ser notícia na sua organização: aprendendo a reconhecer fatos
  • Boa notícia: que interesse ela tem?
  • Fatores de vulnerabilidade e crise: Entendendo o ambiente da mídia
  • Como funciona a imprensa
  • O que é pauta?
  • (tarefa – reconhecendo ações do setor que podem se transformar em noticia – fazer pauta)
  • Como funciona o trabalho da assessoria de imprensa
  • Com quem eu falo? Reconhecendo veículos e editorias que podem ter interesse na sua organização
  • Quem são os produtores de conteúdo?
  • Como se relacionar com jornalistas, blogueiros e outros produtores de conteúdo: Interação com imprensa e novas mídias
  • O que você tem a dizer? Prepare-se
  • Organização do discurso: como introduzir o assunto, levar para a discussão central e fazer a conclusão com objetividade e persuasão
  • Assessoria de imprensa x relacionamento com a imprensa
  • Os instrumentos básicos de interação: aviso de pauta, sugestão de pauta, entrevista individual e entrevista coletiva Imagens, personagens e elementos auxiliares: O porta voz: quem fala pela organização
  • Como escolher o(s) porta voz(es)
  • Postura, discurso, visual, escuta, recursos vocais – Laboratório: simulação, auto avaliação e feedbacks
  • Treinamento prático
  • Como tratar o jornalista e o que esperar
  • Entrevista por telefone, entrevista por email, entrevista presencial, participação em chat, entrevista ao vivo em rádio, TV e internet: quantidade, qualidade e organização das informações (construção de frases, tempo, escolha das palavras)
  • Cases
  • Avaliando resultados (Agenda setting)

  • DIA 04 Agosto DE 2017 (MANHÃ):
  • Nossos produtos
  • O que somos?
  • O que queremos ser?
  • Plano de ação – apresentação de cada produto, finalidade e resultados
  • O que é - Politica de Comunicação do TCE: entrega da proposta para avaliação
– DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO TCE: discussão e aprovação da Politica de Comunicação e encaminhamento para a presidência, que fará os ajustes necessários e submeterá a aprovação do plenário.